Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Bancos

Agências têm de se adaptar para atender deficientes

Um termo de ajustamento de conduta firmado ontem entre o Ministério Público do Paraná (MP-PR) e a Federação Brasileira dos Bancos (Febraban) estabeleceu o prazo de dois anos para que todas as 1.327 agências e os 2.618 postos bancários do estado estejam plenamente adaptados ao atendimento das pessoas com necessidades especiais.

O documento prevê um cronograma para a conclusão das adequações estruturais e tecnológicas com metas de abrangência e prazos que, se descumpridos, podem implicar em multas que variam de R$ 1 mil a R$ 25 mil ao dia.

Entre as metas estão a remoção de barreiras arquitetônicas, a disponibilização de banheiros e mobiliário adaptados, extratos em braile, capa de cartão magnético em braile, capacitação de empregados na linguagem brasileira de sinais (libras), caixas eletrônicos adaptados, vagas reservadas nos estacionamentos e acessibilidade no atendimento virtual.

"A assinatura do documento é importante, mas marca apenas o início de um processo que só poderá ser comemorado com o cumprimento de todos os prazos previstos no acordo", avalia a coordenadora do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Defesa dos Direitos da Pessoa Portadora de Deficiência, Rosana Beraldi Beveranço.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.