Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Noroeste

Agricultores se assustam: IPTU é cobrado na zona rural de Maringá

Como o próprio nome indica, é Imposto Predial e Territorial Urbano. Os agricultores já pagam o Imposto Territorial Rural

Mesmo morando na zona rural do Distrito de Floriano, em Maringá, região Noroeste do estado, 11 famílias receberam nesta semana um carnê de cobrança do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano). Porém, além da estranheza de receber a cobrança, o susto maior foi com o valor do imposto.

De acordo com reportagem do ParanáTV 1ª edição, essa foi a primeira vez que os agricultores receberam a cobrança do IPTU. Alguns moradores vivem a mais de 60 anos na região e nunca haviam recebido esse tipo de cobrança. Todo o ano, no mês de setembro, os agricultores pagam o ITR (Imposto Territorial Rural).

O agricultor Devair Teixeira achou estranho receber o carnê e se assustou om o valor do imposto, R$ 43 mil. "Foi um susto muito grande, sem condições de pagar, porque a terra não produz o que eles estão querendo cobrar", explicou o agricultor.

Os agricultores pediram a anulação da cobrança do IPTU, mas a prefeitura alegou que pela lei de planejamento e urbanismo do município, a área onde os agricultores moram faz parte do perímetro urbano. Os moradores vão entrar com uma ação judicial para tentar o cancelamento da cobrança do IPTU.

Vídeo:Veja mais sobre a polêmica no distrito de Floriano, e como os agricultores reagiram a cobrança de IPTU

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.