Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Litoral

Água baixa, e desalojados voltam para suas casas

Máquinas limpam ruas e canais em Guaratuba e Matinhos

Vídeo: | Reprodução TV Tem - Bauru
Vídeo: (Foto: Reprodução TV Tem - Bauru)

Depois da inundação que desabrigou cerca de 450 pessoas em Matinhos e Guaratuba, no litoral do estado, ontem foi dia de consertar os estragos provocados pela chuva que atingiu a região entre a noite de domingo e a madrugada de segunda-feira. As prefeituras dos dois municípios colocaram todo o maquinário nas ruas para remover a lama, desentupir bueiros e desobstruir canais. Com a previsão de mais chuva nos próximos dias, com pancadas fortes, a Defesa Civil permanece em alerta para uma eventual emergência.

Apesar de ter voltado a chover na noite de segunda-feira, o nível da água baixou nos locais alagados e todas as famílias desalojadas puderam retornar para suas casas em Guaratuba, a cidade mais atingida pela inundação. "A chuva de segunda à noite foi contínua, mas não torrencial como a de domingo, por isso não tivemos problemas", explica o diretor da Defesa Civil de Guaratuba, Nivaldo Godoy Guerin.

A prefeitura de Guaratuba trabalha no reparo de alguns trechos do calçadão da orla, que foram levados pela chuva, e na recuperação de ruas e limpeza de valetas. Segundo o diretor de comunicação da prefeitura, Felipe Jamur, o município não terá de arcar com prejuízos recorrentes da chuva. "Não há gastos extras porque utilizamos nosso maquinário. Além disso, já estávamos realizando um programa de construção de galerias e bocas de lobo, e ensaibramento de ruas", diz. Segundo ele, com o ensaibramento, as ruas não se danificam com a chuva, ao contrário do que ocorre com aquelas feitas de areia.

De acordo com Jamur, além dos investimentos que já vinham sendo feitos na infra-estrutura da cidade, não há nada mais que se possa fazer para evitar episódios como os do início desta semana. "Como a cidade é plana, a maré, que estava alta, funcionou como uma represa para a água da chuva, inundando vários lugares", explica.

Segundo Jamur, os pontos críticos de Guaratuba em relação a alagamentos são os bairros Carvoeiro e Mirim, além de pontos em que os moradores utilizam manilhas inadequadas. "Utilizando manilhas de diâmetro menor do que o aconselhado formam-se gargalos que podem prejudicar toda uma região", explica.

Além dos reparos na infra-estrutura, as famílias de Guaratuba atingidas pela chuva estão recebendo doações recolhidas pela Associação de Proteção à Infância e ao Idoso do município. "Estamos distribuindo cobertores, fraldas, roupas, entre outros", afirma Guerin.

Em Matinhos, a terça-feira não foi diferente. Com o nível de água baixo, as famílias já haviam retornado para suas casas na segunda-feira. Ontem, a prefeitura colocou as máquinas nas ruas para fazer limpeza de córregos, canais, valetas e recuperar a pavimentação de algumas ruas. De acordo com a assessoria de imprensa, nos próximos dias, um documento será enviado ao governo do estado para solicitar ajuda para as famílias de Matinhos que perderam seus móveis. Em Pontal do Paraná, município menos atingido pela chuva, um serviço de desobstrução de canais extravasores também está sendo realizado pela prefeitura.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.