• Carregando...

O canto da ave é um lamento. O desabafo de uma águia que perdeu a liberdade. Uma ave imponente, que nasceu para voar livre, hoje baixa a cabeça, humilhada pela covardia dos opressores. Foi retirada da natureza para ornamentar a gaiola de um criador clandestino.

O prisioneiro é um jovem macho. As fêmeas ficam um terço maiores. Ele foi resgatado e está no centro de triagem do Instituto Chico Mendes, em João Pessoa, sendo preparado para voltar a viver em liberdade.

Apesar do nome chileno, a ave tem origem no sertão nordestino, onde é conhecida como gavião da serra. Como ela voa muito alto, acaba virando alvo de quem treina tiro por esporte.

"A ave tem sido alvo por duas razões: uma, as pessoas matam porque dizem que já consomem frango, galinha, cordeiro. Também matam por esporte, uma coisa muito triste saber. Como ela voa muito alto, acima dos urubus, as pessoas treinam tiro para ver quem tem mais mira. É uma coisa absurda, na verdade", diz o biólogo Paulo Wagner.

A águia chilena pode ser encontrada no sul do continente, na Patagônia, até a Colômbia e a Venezuela. Nos sertões nordestinos, ela é conhecida como gavião da serra, porque, para se reproduzir, ela faz seus ninhos no topo das montanhas, em locais de difícil acesso.

O gavião da serra é bem conhecido também nas regiões montanhosas do sertão paraibano.

"Aqui sempre aparece, porque sempre capturam animais aqui", diz o agricultor Emanuel Nóbrega.

Na realidade, a águia chilena é um gavião. Menor apenas do que a harpia, o gavião real. Apesar de levar o nome de procedência chilena é uma ave sertaneja e, como todos os outros animais, merece viver em liberdade.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]