• Carregando...

Técnicos do Tribunal de Contas da União (TCU) fizeram uma vistoria na tarde desta quinta-feira (15) no Aeroporto Santos Dumont, no Centro do Rio de Janeiro. Segundo o TCU, o sistema de detecção e alarme de incêndio do terminal não está funcionando. O relatório deve ficar pronto em duas semanas.

O Tribunal de Contas destaca que o aeroporto já registrou incêndios, e por isso os peritos chamam ainda mais a atenção para a falta de um sistema de alarme contra fogo. O TCU diz que a instalação do equipamento comprado em 2004 não foi concluído até hoje.

Dois peritos fizeram a inspeção no aeroporto. Eles conversaram com engenheiros da Infraero, visitaram as instalações e comprovaram que o sistema de detecção e alarme contra incêndio está inoperante.

A Infraero não se manifestou sobre as falhas apontadas no sistema de incêndio do Santos Dumont.

Casos de incêndios

O Santos Dumont já sofreu um grande incêndio em 1998, que destruiu praticamente todo o aeroporto. Em 2007, depois da reforma, chamas atingiram o terceiro andar do novo terminal. Na época, todos os voos foram transferidos para o Aeroporto Internacional Tom Jobim, na Ilha do Governador, no subúrbio.

O fogo se concentrou na praça de alimentação e destruiu algumas cadeiras que ainda estavam protegidas por plástico. Na hora do incêndio, funcionários de uma empresa responsável pelas obras no terceiro pavimento do aeroporto trabalhavam próximo ao local onde começou o incêndio. Um deles chegou a ser levado pelos bombeiros, porque foi intoxicado pela fumaça.

Na ocasião, a Infraero informou que havia possibilidade de que o incêndio tenha sido causado por um curto-circuito nas instalações elétricas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]