• Carregando...
Ainda não há um levantamento da quantidade de produto que vazou | Divulgação Agência Estadual de Notícias/Rodrigo Leal
Ainda não há um levantamento da quantidade de produto que vazou| Foto: Divulgação Agência Estadual de Notícias/Rodrigo Leal

Um vazamento ocorreu na tarde desta segunda-feira (13) no Terminal Público de Álcool localizado no Porto de Paranaguá, no Litoral do estado. O problema ocorreu por volta das 15h30 durante o descarregamento do etanol que chegou ao terminal em composições da América Latina Logística (ALL). O Corpo de Bombeiros usou espuma para evitar explosão.

Dois caminhões dos bombeiros foram deslocados para o atendimento. O álcool que vazou atingiu a Vila Becker, onde vivem cerca de 400 famílias. O produto também teria atingido o canal da Anhaia. Os morados contaram que em alguns pontos o álcool formou um rio e atingiu a canela de que estava no local. A assessoria de imprensa do porto informou que às 18 horas o vazamento já havia sido controlado. Até por volta das 20 horas, no entanto, o cheiro de álcool continuava forte na região.

O vazamento foi provocado por uma falha técnica, segundo a Agência Estadual de Notícias (AENotícias), órgão responsável pela divulgação das informações oficiais do governo do Paraná. Ainda de acordo com a AENotícias, a operação era de responsabilidade da Álcool do Paraná, uma das empresas credenciadas a operar no terminal.

Famílias que moram em áreas próximas ao terminal foram retiradas do local temporariamente. Ainda não há um levantamento sobre o volume de álcool que vazou. A remoção definitiva das famílias da área vizinha ao terminal está sendo providenciada pela Appa e Cohapar, informou a agência do governo.

Questionamento judicial

Em novembro de 2008, a Justiça Federal acatou ação civil proposta pelo Ministério Público Federal (MPF) e determinou a suspensão das atividades do terminal. A ação denunciou irregularidades ambientais da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) e nas licenças e autorizações concedidas pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP) para implantação e operação do terminal de armazenamento, embarque e desembarque de álcool. Segundo o MPF, a construção foi autorizada sem a necessária elaboração de um Estudo Prévio de Impacto Ambiental (EIA) e o respectivo Relatório de Impacto sobre o Meio Ambiente (RIMA).

A retomada das operações no terminal foi autorizada há três semanas. No dia 22 de junho, a desembargadora do Tribunal Regional Federal da 4.ª Região (TRF-4) Sílvia Maria Gonçalves Goraieb cassou a liminar de primeira instância que impedia o funcionamento.

O terminal público para exportação de álcool do Porto de Paranaguá é o primeiro do país e foi inaugurado em outubro de 2007, com custo de R$ 13,7 milhões. Tem sete tanques com capacidade de armazenamento de 35 milhões de litros de álcool. Pelo terminal é embarcado qualquer tipo de álcool, desde carburantes até os usados nas indústrias de bebidas e farmacêutica.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]