Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Polêmica

Alteração está em fase de estudos, informa prefeitura

O presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), Clodualdo Pinheiro Júnior, informou ontem que a transferência do Terminal do Guadalupe ainda está em fase de estudos e que não há motivo para tanto alarde entre os comerciantes. "Até me espanta que eles achem que serão prejudicados. Qualquer intervenção da prefeitura será sempre benéfica e a população como um todo vai sair ganhando", diz.

Segundo ele, a região do terminal ficou muito degradada nos últimos anos e necessita de uma revitalização, mas isso passa pela saída dos ônibus do local. "Há vários projetos de reformulação, entre eles, construir um centro para receber grandes eventos. Mas nada ainda é conclusivo", explica.

No entanto, Pinheiro Júnior acredita que algo deve ser feito até o fim da gestão Beto Richa. A transferência do terminal foi uma promessa de campanha do atual prefeito. Mas, de acordo com o presidente do Ippuc, nada será feito sem o consentimento da população. "Todas as propostas que elaborarmos serão discutidas."

A mudança de local do terminal depende ainda, explica ele, da ampliação da Rede Integrada de Transporte (RIT) e do Programa de Transporte Urbano, que ainda está em fase de licitação. "O eixo metropolitano (na BR-476) deve ser um grande receptáculo dos ônibus da região metropolitana", afirma. Sobre a mudança do Guadalupe para uma área na Avenida Visconde de Guarapuava, Pinheiro Júnior diz existe um projeto de terminal na Visconde, mas para os ônibus da capital. (SLD)

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.