Duas estudantes do Colégio Estadual de Santa Mônica, região Noroeste, morreram afogadas por volta das 13 horas desta sexta-feira na prainha de Porto Camargo, no rio Paraná em Icaraíma. Elas faziam parte de um grupo de aproximadamente 20 alunos que fizeram uma excursão para conhecer o lugar e também como parte de um trabalho escolar para reconhecimento do espaço geográfico da região.
O colégio confirmou na tarde desta sexta-feira (26) os nomes das duas alunas que morreram afogadas. Uma delas é Danieli Quintiliano de Oliveira, 13 anos, que estudava a 5ª série e a outra vítima do afogamento é Júlia Inocêncio de Lima, 12, que estava na 6ª série. Os corpos foram levados para o Instituto Médico Legal de Umuarama e devem ser liberados ainda nesta sexta-feira (26).
A direção da escola informou que os estudantes de 12 a 15 anos eram de várias turmas e participavam do programa Viva Escola. Segundo a diretora auxiliar da escola, Maria Juraci, o grupo fez a viagem como parte de um trabalho para reconhecimento do espaço geográfico da região. Eles viajaram em torno de 100 quilômetros entre Santa Mônica e Porto Camargo para conhecer a região turística, onde fica o começo do Parque Nacional de Ilha Grande. Maria Juraci garantiu que havia autorização dos pais para os alunos de 12 a 15 anos de idade. Segundo ela, a as autorizações foram assinadas em reunião com os pais e a Promotoria de Justiça. "Foi uma fatalidade", diz.
Segundo moradores de Porto Camargo, o incidente aconteceu quando o primeiro grupo de sete pessoas foi levada de barco e deixada na prainha que fica no meio do rio, distante cerca de um quilômetro do porto. Antes da chegada dos demais colegas, alguns alunos entraram na água e em local de maior profundidade. Duas das professoras e os alunos que não entraram chegaram a formar um cordão humano para retirar as meninas que estavam se afogando, mas não conseguiram.
Pescadores que foram ao local conseguiram retirar o corpo da água. Por volta das 15 horas o Instituto Médico Legal de Umuarama recolheu os corpos na margem do rio.
As duas professoras que estavam com as alunas que se afogaram ficaram em estado de choque e precisaram ser medicadas no posto de saúde de Porto Camargo. Os demais alunos foram acomodados na escola do porto e já voltaram para casa. Na escola de Santa Mônica as aulas estão suspensas.



