• Carregando...
A Polícia Federal apreendeu em poder dos presos pela operação em Foz do Iguaçu maços de notas de dólar | Divulgação/Polícia Federal
A Polícia Federal apreendeu em poder dos presos pela operação em Foz do Iguaçu maços de notas de dólar| Foto: Divulgação/Polícia Federal
  • Armas e aparelhos celulares foram apreendidos pela Polícia Federal em Foz do Iguaçu

Uma operação da Polícia Federal (PF) deflagrada na manhã desta quarta-feira (4) levou à prisão cinco pessoas das cidades de Curitiba, Maringá, no Noroeste do Estado, e Foz do Iguaçu, no Oeste, entre elas um aluno da Escola Superior de Polícia Civil, que seria de Foz do Iguaçu. De acordo com a PF, a Operação São José, como foi batizada, tem o objetivo de reprimir o tráfico de cocaína nas três cidades e teve sua fase operacional encerrada às 13h.

Na operação, foram apreendidas uma arma de fogo com munição, telefones celulares e mercadorias contrabandeadas. A polícia não encontrou as drogas que seriam comercializadas pelo grupo. Cinco mandados de prisão e de busca e apreensão foram expedidos e cumpridos durante a operação.

Um dos traficantes presos é reincidente. Edivaldo Castro Lima, 38 anos, o Baixinho, já havia sido preso pela Polícia Federal pelo mesmo crime e condenado a 15 anos de prisão. Estava em regime semiaberto há poucos meses após cumprir parte da pena. Com a prisão na operação, Lima perderá o benefício e voltará ao regime fechado. Ele estava em Curitiba, cidade em que foi preso o aluno da Escola Superior de Polícia Civil, que foi desligado da escola. A prisão do aluno foi feita em colaboração com a Polícia Civil, que recebeu as informações por meio da Corregedoria e deu suporte à ação da PF.

Outras duas pessoas foram presas em Foz do Iguaçu e uma em Maringá. Um dos investigados de participação na quadrilha, Paulo Constantino, foi morto em outubro de 2008 durante uma rinha de galos em Colombo, região metropolitana de Curitiba. A Polícia Federal acredita que a morte de Constantino teria sido um acerto de contas entre membros da quadrilha.

As investigações sobre os traficantes estão sendo feitas desde agosto de 2008, quando foram apreendidos, com uma quadrilha especializada no tráfico de drogas, 12 quilos de cocaína, que eram trazidos do interior para a capital e região metropolitana. Segundo a PF, a investigação já permitiu a prisão de seis pessoas e a apreensão de 25 quilos de cocaína e 2,5 quilos de crack, além de dinheiro.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]