• Carregando...
 | Cesar Machado/Gazeta do Povo/Arquivo
| Foto: Cesar Machado/Gazeta do Povo/Arquivo

Os alunos oriundos do sistema particular de ensino que quiserem cursar o próximo ano na rede pública paranaense podem solicitar, desta segunda-feira (12) até a próxima sexta-feira (16), a vaga em um colégio público estadual. A solicitação deve ser feita diretamente na escola de interesse.

O prazo também vale para os alunos vindos de outros estados ou de outros municípios do Paraná, onde já estudavam na rede estadual. Já os estudantes do ensino público do estado que querem trocar de escola no próprio município onde estudam, devem procurar o novo colégio a partir do dia 22 de dezembro, para se inscrever no cadastro de espera de vagas.

A Secretaria de Estado da Educação (Seed) garante vaga na rede estadual para todos os interessados, independentemente se vieram de colégios particulares ou de outros municípios, mas nem sempre a escola desejada pode receber todos os alunos que ali querem estudar. Quando isso ocorre, o estudante é encaminhado para outra escola ou ao Núcleo Regional de Educação.

Os critérios para a distribuição de vagas aos novos alunos, caso as disponíveis não sejam suficientes, são as seguintes:

- Proximidade da residência até a escola;

- Alunos com deficiências e/ou transtornos globais do desenvolvimento e/ou altas habilidades/superdotação;

- Alunos em tratamento hospitalar contínuo;

- Idade do aluno (a menor idade);

- Proximidade do local de trabalho do aluno ou dos responsáveis, mediante comprovação;

- Irmão matriculado na escola;

- Aluno em situação de risco.

Demais dúvidas podem ser sanadas na Instrução Normativa Conjunta nº 001/2016, de autoria da Superintendência da Educação (Sued) e da Superintendência de Desenvolvimento Educacional (Sude) da SEED, ou diretamente nos Núcleos Regionais de Educação.

Colaborou: Mariana Balan.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]