Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Vida animal

América do Sul ganha primeiro bebê gorila

A gorila Lou Lou e seu bebê | Suziane Fonseca/Prefeitura de BH
A gorila Lou Lou e seu bebê (Foto: Suziane Fonseca/Prefeitura de BH)

Nasceu na madrugada de ontem, no zoológico de Belo Horizonte, o primeiro filhote de gorila da América do Sul, segundo a Fundação Zoo-Botânica de Belo Horizonte. A gorila Lou Lou e seu filhote estão bem. Não se sabe o sexo do animal, que ainda não foi "batizado". Isso porque, segundo o diretor do zoológico, Gladstone Corrêa, nos primeiros meses de vida o filhote fica agarrado ao ventre da mãe, o que torna mais difícil a identificação.

Lou Lou e o bebê vão continuar convivendo no mesmo ambiente com Leon, pai do gorila, e a gorila Imbi, que está grávida de Leon. Entretanto, a tendência, segundo os especialistas, é que a gorila mãe se isole com seu filhote em busca de locais onde possa se sentir mais segura, como as áreas de manobra e o bambuzal.

Por causa disso, a visão do público será prejudicada. O zoológico pede tolerância às pessoas que desejam ver o filhote de gorila. "Os visitantes podem contribuir para que esse processo transcorra o mais naturalmente possível, tendo paciência, evitando fazer barulho na área e seguindo as orientações dadas pela instituição", diz um comunicado da fundação.

A família de Leon, o gorila macho, vai aumentar até o fim de outubro, quando Imbi deverá parir o seu filhote. No zoológico de Belo Horizonte, o espaço dos gorilas de planície foi habitado durante muitos anos apenas por Idi Amin, que chegou à cidade em 1975 e por mais de 30 anos viveu sozinho.

Em setembro de 2011, Idi finalmente ganhou duas companheiras, Imbi e Kifta. Mas o animal morreu seis meses depois, aos 38 anos de idade. Um ano depois, em março de 2013, Kifta adoeceu e também morreu. Imbi passou a viver sozinha. O período de solidão durou sete meses. Em outubro do ano passado, chegaram ao zoo Lou Lou, então com 9 anos, e Leon, com 15.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.