• Carregando...
Aves do Passeio Público devem  ser recolhidas nos dias mais frios. | Aniele Nascimento/Gazeta do Povo
Aves do Passeio Público devem ser recolhidas nos dias mais frios.| Foto: Aniele Nascimento/Gazeta do Povo

Aves, répteis e primatas que moram nas dependências do Zoológico de Curitiba e também no Passeio Público estão recebendo atendimento ‘vip’ com a chegada do inverno. A meta é evitar que qualquer animal fique doente devido às baixas temperaturas. Aquecedores e uma dieta reforçada são algumas das regalias para impedir que os animais sofram com hipotermia e doenças respiratórias, como a pneumonia. A programação especial vai até agosto e se destina, principalmente, às espécies mais suscetíveis ao frio.

Veja imagens das aves no Passeio Público

Segundo a bióloga Nancy Banevicius, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, os cuidados já começaram. Todos os 2,4 mil animais (2,3 mil do Zoológico e 100 do Passeio Público) ganham reforço na alimentação. A ideia é manter uma dieta com aumento de gordura e glicose para que os bichos consigam suportar as baixas temperaturas sem enfrentar problemas de saúde. O cardápio é especial e conta com coco, castanha e leite com mel, por exemplo.

Em relação às espécies mais frágeis ao frio, as aves podem ter os recintos envolvidos em toldo e, em dias que a temperatura estiver muito baixa, elas serão recolhidas. “A gente percebeu que recolhê-las tem bons resultados e previne que fiquem doentes”, explica Nancy. Elas ainda possuem aquecedores com lâmpadas em seus ambientes. Os répteis, tanto do Zoo quanto do Passeio Público, também contam com aquecedores com lâmpadas que são acionados conforme as temperaturas diminuam. O chimpanzé já possui aquecedor a óleo no seu recinto. “É preciso sempre olhar a previsão do tempo para adaptar nossos cuidados”, afirma a bióloga.

Entre os riscos mais frequentes aos quais os animais ficam sujeitos sem cuidados especiais estão hipotermia, exaustão calórica (tremores intensos para aquecer o corpo, o que leva a gasto excessivo de energia) e doenças respiratórias, podendo chegar à pneumonia.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]