Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Recomeço

Antonina traça plano para atrair turistas

Comunidade se une para reerguer o comércio da cidade depois das chuvas de março. Grupo cobrará esforços do poder público

Estima-se que 20% da população de Antonina dependa do turismo. Vendas do comércio caíram até 90% em março | Albari Rosa/Gazeta do Povo
Estima-se que 20% da população de Antonina dependa do turismo. Vendas do comércio caíram até 90% em março (Foto: Albari Rosa/Gazeta do Povo)

Depois de ter o turismo prejudicado por causa das chuvas que atingiram o litoral paranaense no mês passado – o que prejudicou o comércio local e provocou queda de até 90% nas vendas –, Antonina elaborou um plano de ações para atrair visitantes à cidade. Fazem parte do pacote apresentações de bandas, concursos culturais, propagandas em out­­doors e até uma comissão para cobrar do poder público mais esforços para a recuperação da cidade.

Após o feriado da Páscoa, um grupo de moradores promete se mobilizar para recuperar a imagem do município, onde cerca de 20% da população vive diretamente do turismo. As estratégias foram discutidas pela população na última quinta-feira, na Paróquia Nossa Senhora do Pilar. Estiveram reunidas cerca de 700 pessoas, entre moradores, comerciantes, vereadores e o prefeito da cidade. Na ocasião, foi decidido que o desafio será mostrar ao turista que não há riscos em visitar e pernoitar em Antonina.

Para tanto, deve ser criada até o fim do mês uma comissão composta por 11 membros, que acompanhará o que a prefeitura tem feito para ajudar na reconstrução. De acordo com o padre Marcos José de Albuquerque, que convocou a reunião, uma das principais demandas é a limpeza de algumas áreas na região rural que ainda sofrem com a lama deixada pela chuva, especialmente em Laran­­jeiras, a área mais afetada.

Outra reivindicação é para que a prefeitura cobre do governo federal o reconhecimento do estado de calamidade pública emitido pelo governo estadual no dia 15 de março, que permitirá aos moradores atingidos sacar o benefício do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS).

Concurso

Um concurso cultural elegerá o cartão postal da cidade. Além disso, outdoors com o slogan "A melhor maneira de ajudar Antonina é indo a Antonina" serão colocados ao longo da BR-277 e em Curitiba. "Esse é o momento de nos unirmos e tirar o melhor do que aconteceu", diz Albuquerque.

Outra ideia é a promoção de um festival com a participação de bandas paranaenses, desfile de carros antigos e outras atrações. "Estamos entrando em contato com as bandas e artistas. Quere­mos que eles nos ajudem. Anto­nina está viva, alegre e retumbante, à espera de visitas", diz o empresário Silas Dias, autor da proposta.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.