Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Vigilância Sanitária

Anvisa proíbe bombinhas de asma com CFC a partir de janeiro de 2011

Todos os remédios que contenham o gás também foram proibidos. Atualmente, 12 medicamentos com CFC estão registrados na Anvisa

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) decidiu proibir, a partir de 1º de janeiro de 2011, a produção ou a importação de medicamentos que tenham gás clorofluorcarbono (CFC), como bombinhas para asma. A determinação foi publicada no Diário Oficial de quarta-feira (26).

Os fabricantes também serão obrigados a colocar, nas bulas e nas embalagens, um aviso de que o remédio contém "substâncias que agridem a camada de ozônio." A mensagem também deverá deixar claro que o medicamento será substituído e que o paciente precisa procurar seu médico para orientações.

Existem 12 medicamentos registrados na Anvisa que utilizam o CFC como propelente (para dar impulso, como acontece nas bombinhas).No entanto, nem todas as bombinhas utilizam o gás. A agência não soube dizer quantas delas utlizam gases alternativos.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.