Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
São Paulo

Apenas 19 dos 53 shoppings da capital paulista estão com situação regularizada

Dos 53 shoppings de São Paulo, apenas 19 estão com sua situação regularizada. A prefeitura está fiscalizando 22 empreendimentos da cidade. Outros seis têm limares judiciais que proíbe qualquer ação administrativa.

A blitz da prefeitura sobre os shoppings teve início em junho, quando a Folha de S.Paulo revelou que Daniela Gonzalez, ex-diretora financeira da BGE, empresa do grupo Brookfield que administra shoppings, acusa a empresa de ter pago propina para obter licenças para seus empreendimentos.

Daniela citou os cinco shoppings da qual a BGE é sócia na cidade - Pátio Higienópolis, Pátio Paulista, West Plaza, Raposo e Vila Olímpia.

Desde então, os alvarás do Higienópolis e do Paulista já foram cassados.

Mooca O shopping Mooca Plaza, inaugurado em novembro, não tinha licença de funcionamento e foi notificado a fechar as portas. Também foram multados os shoppings Aricanduva e Interlagos, ambos do grupo Savoy.

O Mooca Plaza conseguiu na Justiça uma liminar que lhe garante prazo até setembro para concluir as obras viárias do entorno exigidas pelo município. O prazo dado pela Subprefeitura da Mooca para que o estabelecimento obtivesse a licença de funcionamento terminaria no fim deste mês.

No dia 30, o empreendimento seria lacrado porque, segundo a prefeitura, ele não teria tempo hábil para concluir todo o procedimento.

O estabelecimento funciona desde novembro de 2011 sem a documentação necessária, e no mês passado a prefeitura anunciou uma multa de R$ 205.086,73. O shopping informou que termina nesta terça-feira (17) a última das 17 obras viárias exigidas. Com isso, o empreendimento já pode pedir à Secretaria dos Transportes o último documento que falta para obter o Habite-se do prédio e o alvará de funcionamento.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.