• Carregando...
 | Luiz Costa/SMCS
| Foto: Luiz Costa/SMCS

Faltando dez dias para terminar o prazo para vistoriar 100% dos imóveis de todo o país em busca de focos do Aedes aegypti, o Paraná ainda não chegou nem a 30% do total esperado. De acordo com os dados disponíveis no site do Ministério da Saúde na tarde desta sexta-feira (19), apenas 26% dos imóveis do estado já foram visitados pelos agentes que atuam no combate ao mosquito, vetor de dengue, zika e chikungunya. Isso coloca o Paraná como o estado com o terceiro pior desempenho. Até o momento, apenas Santa Catarina (9,12%) e Rio Grande do Sul (9,12%) números ainda mais baixos.

Os melhores resultados, até o momento, foram obtidos pelos estados da Paraíba, em que 90,5% dos imóveis foram visitados, do Piauí (81,4%) e de Sergipe (75,6%).

O plano do governo federal é visitar 67,1 milhões de casas em todo o país até o fim deste mês. Só no Paraná, a meta é entrar em 3,7 milhões de imóveis espalhados em 328 municípios do estado. Até o momento, porém, apenas 968,2 mil foram vistoriados. Em outros 168,9 mil os agentes não puderam entrar– por recusa do morador ou porque o local estava fechado.

O último boletim epidemiológico da dengue, divulgado na terça-feira (16), mostrou que o estado tem 5.541 casos de dengue e nove casos autóctones de zika. Também aumentou o número de municípios em situação epidemiológica. Em uma semana, o número passou de 13 para 15. Entre os municípios em situação epidêmica está Paranaguá que já registrou 1,2 mil casos de dengue e 2 de zika.

Sistema

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) afirma que os dados divulgados pelo Ministério da Saúde não refletem o número de casas realmente vistoriadas no Paraná. De acordo com a Superintendente de Vigilância em Saúde, Cleide de Oliveira, foi instalado um novo sistema para o registro de visitas, o que causou falha nos registros. “A meta é vistoriar todos os imóveis até o dia 29 de fevereiro e estamos fazendo um esforço enorme para isso”, garantiu. Segundo Cleide, cerca de 40 mil pessoas estão hoje trabalhando no combate ao mosquito em todo o estado.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]