
Acompanhando a tendência da maioria das capitais do eixo Sul-Sudeste, Curitiba registrou queda acentuada na quantidade de multas de trânsito aplicadas no início de 2012. No total, no primeiro trimestre deste ano, foram registradas 144.328 sanções ante 234.533 infrações no mesmo período de 2011 redução de 38%.
Florianópolis, Porto Alegre e Belo Horizonte também registraram queda nas multas emitidas no período analisado. Já as capitais de São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo autuaram mais motoristas (ver infográfico abaixo).
A queda curitibana é puxada pelos registros dos equipamentos eletrônicos. No período analisado, os radares que controlam o excesso de velocidade multaram 51% menos e os sistemas não metrológicos, aqueles que flagram o avanço em sinal vermelho e conversões proibidas, por exemplo, multaram 75% menos.
De acordo com o secretário de Trânsito de Curitiba, Marcelo Araújo, a explicação para a redução dos flagrantes de infrações é que o comportamento dos agentes de trânsito e dos motoristas mudou. "Isso está ocorrendo porque priorizamos a qualidade em detrimento da quantidade. Não adianta fazer uma série de multas com erros de preenchimento, por exemplo. Além disso, não posso mandar que o agente de trânsito deixe de cumprir a lei, mas podemos operá-la de maneira mais eficiente", afirma, rechaçando qualquer interferência político-eleitoral no processo, já que o prefeito Luciano Ducci (PSB) é candidato à reeleição.
Araújo diz também não haver relação entre a queda no número de multas e a decisão do Tribunal de Justiça do Paraná que levou à extinção da Diretoria de Trânsito (Diretran) da Urbs, empresa de economia mista ligada à prefeitura. Em outubro do ano passado, o tribunal considerou ilegais as autuações feitas pelos agentes da Diretran. Com isso, a emissão de multas ficou, durante três meses, a cargo exclusivo dos policiais do Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran).
Durante o imbróglio, o BPTran aplicou, em média, 29 mil autuações por mês, enquanto a Diretran registrou uma média de 88 mil multas/mês entre janeiro e setembro de 2011. À época, a queda foi justificada pela diminuição no número de fiscais nas ruas (de 420 agentes para 20 policiais).
Com a retomada dos trabalhos pelos agentes de trânsito, já realocados na Setran, era de se esperar um aumento no número de infrações em 2012. Mas o que se viu foi o contrário com exceção da fiscalização feita pelo BPTran, que cresceu 154% no período analisado.
Na prática, a queda nas multas ainda não impactou na arrecadação. Nos primeiros três meses de 2012, a pasta recebeu 13% menos, mas os proprietários de veículos têm o hábito de protelar o pagamento das multas até o vencimento do licenciamento do automóvel o que ocorre no segundo semestre.



