• Carregando...

O sistema Cantareira, o maior da Grande São Paulo e em situação mais crítica, voltou a ter recuo em seu armazenamento de água após permanecer estável por quatro dias.

Os níveis dos demais reservatórios que abastecem a região metropolitana de São Paulo avançaram, com exceção do de Rio Grande, que se manteve estável. O reservatório de Guarapiranga já supera o acúmulo de água esperado para todo o mês de julho.

De acordo com balanço da Sabesp divulgado nesta segunda-feira (6), o manancial recuou 0,1 ponto percentual e opera com 15,2% de capacidade. No último fim de semana, o manancial acumulou 11,7 mm de água. Até agora, o sistema já acumula 15,7 mm -o que corresponde a 31,4% do volume esperado para todo o mês de julho (50 mm).

O Cantareira abastece 5,3 milhões de pessoas na zona norte e partes das zonas leste, oeste, central e sul da capital paulista -eram cerca de 9 milhões antes da crise da água. Essa diferença passou a ser atendida por outros sistemas.

O percentual usado na medição do sistema Canteira tem como base a quantidade de água naquele dia e a capacidade total do reservatório, de 1,3 trilhão de litros e que inclui o volume útil (acima dos níveis de captação) e as duas cotas do volume morto (reserva do fundo das represas, captadas com o auxílio de bombas).

Até então, o índice considerava o volume morto apenas na quantidade disponível, e não na capacidade total -sem ele, o sistema tem capacidade de 1 trilhão de litros de água. Essa é uma das três metodologias que a Sabesp usa atualmente para divulgar o volume do reservatório.

Outros reservatórios

O nível do sistema Alto Tietê, que abastece 4,5 milhões de pessoas na região leste da capital paulista e Grande São Paulo, avançou 0,1 ponto percentual e opera com 20,7% de sua capacidade.

No dia 14 de dezembro, o Alto Tietê passou a contar com a adição do volume morto , que gerou um volume adicional de 39,5 milhões de metros cúbicos de água da represa Ponte Nova, em Salesópolis (a 97 km de São Paulo).

A represa Guarapiranga opera nesta segunda com 77,3% de sua capacidade após avançar 0,5 ponto percentual em relação a medição do dia anterior. O Guarapiranga fornece água para 5,2 milhões de pessoas nas zonas sul e sudeste da capital paulista. O sistema já acumula 6,4% (44,8 mm) a mais de água esperada para o mês de julho (42,1 mm).

Já o reservatório Alto de Cotia, que fornece água para 400 mil pessoas, opera com 65,5% de sua capacidade após avançar 0,2 ponto percentual. O nível de Rio Claro, que atende a 1,5 milhão de pessoas, avançou 0,2 ponto percentual em relação ao índice anterior e opera com 73,8%.

O nível do sistema Rio Grande, que atende a 1,5 milhão de pessoas, se manteve estável em relação a medição anterior e opera com 93,3% de capacidade.

A medição da Sabesp é feita diariamente e compreende um período de 24 horas: das 7h às 7h.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]