• Carregando...
Cidade de Rio Branco do Sul tenta se recuperar de estragos causados pelas chuvas | Henry Milléo/Gazeta do Povo
Cidade de Rio Branco do Sul tenta se recuperar de estragos causados pelas chuvas| Foto: Henry Milléo/Gazeta do Povo
  • Kombi de João Eduardo Bitencourt Vaz ficou danificada com a enchente
  • Chuva afeta população de Rio Branco do Sul. Na foto, João Eduardo Bitencourt Vaz, que perdeu uma kombi, um fusca e uma camionete F1000
  • Rio Branco do Sul tenta se recuperar após alagamentos
  • População de Rio Branco do Sul trabalha na limpeza das casas
  • População de Rio Branco do Sul trabalha na limpeza das casas
  • População de Rio Branco do Sul trabalha na limpeza das casas. Na foto, Edson Bitencourt Vaz Júnior, professor de educação física que perdeu móveis na enchente

Os moradores de Rio Branco do Sul, Região Metropolitana de Curitiba, passaram a manhã desta terça-feira (23) limpando as casas e contabilizando os estragos causados pela chuva que atingiu o município e outras áreas da Grande Curitiba na segunda-feira (22). Alguns moradores tiveram que deixar suas casas e estão na residência de amigos e parentes.

No município, 2,6 mil pessoas foram atingidas pela chuva. Trinta pessoas ficaram desalojadas (foram para a casa de amigos e parentes) e outras 13 estão desabrigadas (realocadas em abrigos públicos). A prefeitura ainda contabiliza os prejuízos.

Perdas

A vendedora Elenir Fernandes teve a casa bastante prejudicada por causa dos estragos. O assoalho e as paredes ficaram comprometidos e pouco restou de móveis na residência. Ela acredita que vai ter que deixar a casa. "Perdi quase tudo. Ontem (segunda) de manhã meu irmão veio até aqui e me acordou para sair de casa. Quando eu vi a água estava alta. Só deu tempo de salvar a geladeira e o meu colchão", relata.

Ela conta agora com a ajuda de amigos e parentes para avaliar o que ainda pode ser recuperado de dentro da casa, onde ela morava com os dois filhos. A vendedora reclama, entretanto, que a ajuda da prefeitura ainda não veio até ela. A reportagem tenta contato com a prefeitura do município para saber da assistência aos moradores.

Perdas também no comércio do município. A auxiliar de serviços gerais Rachel Leonel de Faria foi até a oficina mecânica do irmão dela para ajudá-lo na limpeza. Eles foram surpreendidos com a cheia do rio que corta a cidade na manhã de segunda e não conseguiram, na manhã de ontem, chegar ao local sequer para trabalhar. Eles acreditam que perderam R$ 20 mil com os estragos causados pelo alagamento. "Ainda estamos contando. Mas muitas peças, lâmpadas de carro, ferramentas e documentos ficaram molhados". A família não mora no local.

O professor Edson Bittencourt deixou a casa às pressas por volta das 7h30 de segunda-feira, quando o rio começou a invadir a residência. Geladeira, televisor, fogão, camas ficaram debaixo d’água. "Poucas coisas sobraram. A parede e o chão do meu quarto ficaram rachados", conta. Somente por volta das 14h30 de ontem o professor pode voltar para a casa e começar a limpeza. "Limpamos o barro de dentro e temos ainda que limpar o que está do lado de fora". Por alguns dias, ele acredita que terá que ficar com a família na casa de parentes.

Veículos

O motorista João Eduardo Bittencourt perdeu ao menos dois veículos: uma Kombi, que ele havia emprestado de um tio, e um fusca. A água da enchente ainda atingiu uma caminhonete e um caminhão que ele usava para trabalhar. "A cheia maior foi às 9h. Minha casa também foi atingida e eu perdi tudo. Mas as paredes estão boas", explica.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]