• Carregando...

Atualizado em 22/08/2006, às 19h41

Gentil Paske de Faria (PSDB) é o novo prefeito de Itaperuçu, município da região Metropolitana de Curitiba. O político foi diplomado na manhã desta terça-feira (22) no fórum de Rio Branco do Sul, cidade vizinha a Itaperuçu.

O antigo prefeito da cidade, José Castro França (PPS), eleito em 2004, foi afastado do cargo sob a acusação de crime eleitoral. A decisão, segundo o ParanáTV desta terça, partiu do juiz Léo Henrique Furtado de Araújo do fórum eleitoral da cidade. Faria foi o segundo colocado nas últimas eleições e por isso ganhou o direito de assumir o cargo. "Estou muito feliz e satisfeito. A Justiça foi feita", disse Paske.

Na prefeitura, os funcionários ainda respondem ao ex-prefeito José Castro França. Segundo uma funcionária, que preferiu não se identificar, a oposição teria armado um golpe com documentos falsos para incriminar França. A reportagem da Gazeta do Povo Online está tentando localizar França, mas segundo funcionários ele estaria viajando. Segundo informações do ParanáTV desta terça-feira o político já foi notificado e deve protocolar recurso contra a decisão.

O pedido de cassação foi feito com base em documentos que comprovariam o envolvimento de França e seu vice, Osmar Bomfim, em "negociatas" políticas. Nas eleições passadas, o então candidato à prefeitura, José Castro França, teria assinado um acordo de compromisso político com o ex-prefeito Manuel Joeckel. Segundo o presidente da coligação de Gentil Paske na época, Flávio da Silva Pereira, o acordo previa que alguns políticos de confiança de Joeckel seriam mantidos em cargos específicos.

O ParanáTV mostrou as cópias dos documentos, registrados em cartório, que continham a assinatura de Bomfim. Neles existe a promessa de um empréstimo de R$ 350 mil para a campanha de 2002 e a promessa de "cargos do 1.º escalão da prefeitura" ao grupo de Jeockel. O aliado de Paske, Flávio da Silva Pereira, afirmou ainda que nem o empréstimo nem os cargos foram "pagos" por França

A assessoria de imprensa do Tribunal Regional Eleitoral afirmou que existe o pedido de cassação contra França protocolado por Paske, mas que o processo corre em segredo de justiça.

A posse de Gentil Paske e seu vice, Kalil Bueno, acontece na manhã desta quarta-feira, às 10h, na Câmara dos Vereadores.

Polêmicas sempre envolveram o nome da família Faria

No dia 28 de setembro do ano passado o então ex-prefeito de Itaperuçu, Gentil Paske de Faria (43), sofreu uma tentativa de assassinato. Um homem ainda não identificado estaria conversando com Faria próximo à sua residência e no meio da conversa, o homem teria sacado uma arma e atirado três vezes contra o político.

Nesta terça-feira a reportagem da GPol conversou com o delegado de Rio Branco do Sul, Artem Dach, que afirmou que o inquérito continua aberto. "Ainda procuramos descobrir o responsável, mas não chegamos a um nome. O senhor Gentil sabe quem foi que atirou, mas nem ele nem a testemunha querem falar".

Antes disso, no dia 7 de janeiro do mesmo ano, um assassinato abalou a família de Faria. Um irmão do político, Salvador Faria, foi executado em frente à casa dele, em Itaperuçu. De acordo com a polícia, dois homens teriam chamado por Salvador em frente ao portão de sua residência. Quando ele atendeu aos "visitantes", foi morto com vários tiros.

Confira as imagens dos documentos na reportagem do ParanáTV

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]