Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Minas Gerais

Após cirurgia de cinco horas, médicos separam siameses em MG

Preparação para operação durou oito meses, em Pouso Alegre

Dois irmãos siameses que estavam em um hospital de Pouso Alegre (MG) passaram por uma cirurgia de separação. Eles são de Bom Repouso (MG) e, em breve, devem conhecer a casa dos pais.

Foram oito meses de preparação para a cirurgia. Quando os gêmeos nasceram, eles pesavam, juntos, 2,6 quilos. A cirurgia só foi realizada quando eles chegaram aos 12 quilos.

Os dois meninos nasceram unidos pelo abdome e dividiam alguns órgãos, tecidos e ossos. A maior dificuldade foi separar o fígado dos bebês. "O fígado é um órgão extremamente vascularizado, rico em sangue", disse o cirurgião pediatra Félix Ocáriz Bazzano, chefe da equipe.

Durante o procedimento, uma das crianças entrou em choque. Foi o momento de maior tensão. "Houve queda da pressão arterial. A gente teve que correr atrás, para correção do equilíbrio ", afirmou o anestesiologista Antonio Mauro Vieira.

A cirurgia durou cinco horas e envolveu 15 profissionais. Seis dias depois, na terça-feira (23), o grupo comemora o sucesso do procedimento. Os meninos dão sinais de que poderão ter uma vida normal. Primeiro, eles terão que se acostumar a viver separados.

"O primeiro bebê que saiu da sedação, chorava desesperadamente. No dia seguinte, o outro saiu da entubação e foi a mesma coisa", contou Bazzano. "Em um determinado momento, deitamos um com o outro e acabou o choro. Era a saudade."

Depois da cirurgia, eles foram para a UTI e devem ficar internados por pelo menos mais uma semana. Os pais estão ansiosos. Desde que nasceram, eles puderam visitar as crianças poucas vezes no hospital. Agora, querem ter os filhos mais próximos. "Espero que eles não estranhem", diz a mãe, Leonilda Aparecida Borba.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.