• Carregando...

Os escândalos envolvendo o PT com acusações de caixa paralelo de campanha e a nova lei eleitoral deixaram candidatos e doadores com receio. O prazo para que os partidos registrem no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) os comitês financeiros das campanhas termina nesta quarta-feira (19), e as coligações estão sendo orientadas a tomar todo o cuidado com a arrecadação do dinheiro.

Até a tarde desta terça-feira, a maior parte dos partidos no Paraná já havia registrado os nomes dos presidentes e tesoureiros dos comitês financeiros. Já com as contas específicas para a movimentação financeira de campanha abertas, os tesoureiros agora preparam o trabalho de arrecadação de recursos. A movimentação inicial já mostrou que os empresários não serão muito receptivos às doações.

"A legislação é muito rigorosa. Quem não tem caixa feito, como os candidatos de oposição como eu, vai ter que buscar dinheiro e precisa de contribuição", disse o senador Osmar Dias (PDT), candidato ao governo. "Está muito difícil porque há hoje um cuidado das empresas que até querem participar, mas têm cuidado com a legislação. Creio que a lei vai cumprir o objetivo de reduzir os gastos porque as pessoas sabem que seria risco para os dois lados qualquer coisa irregular", afirmou. Quem vai cuidar das finanças da campanha de Osmar é o vereador de Curitiba Jorge Bernardi (PDT), que também é suplente do candidato no Senado.

Leia matéria completa no site da versão impressa da Gazeta do Povo. Conteúdo exclusivo para assinantes

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]