Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Demanda

Após fim de "Avenida Brasil", consumo de energia elétrica deve aumentar 5%

Momento crítico corresponde aos oito minutos após o capítulo final, período no qual os telespectadores vão fazer novas atividades e usar outros aparelhos elétricos

Adriana Esteves na pele de Carminha: atuação marcante | Rede Globo/ Divulgação
Adriana Esteves na pele de Carminha: atuação marcante (Foto: Rede Globo/ Divulgação)

Os operadores do sistema elétrico estarão de olho no último capítulo da novela Avenida Brasil, da Rede Globo, na noite desta sexta-feira (19). Não para saber quem matou o personagem Max, mas para monitorar o esperado aumento no consumo de energia elétrica. De acordo com o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), o período considerado crítico corresponderá aos oito minutos após o último episódio do folhetim.

Neste período, o setor elétrico espera que a demanda por energia elétrica no país aumente mais de 4 mil megawatts, o que significa um acréscimo de 5% no consumo. Segundo a ONS, é como se um estado do tamanho do Paraná fosse acrescentado à rede e passasse a consumir energia nos oito minutos após a novela.

Segundo os operadores do sistema, o período após grandes eventos – como final de novela e jogo de Copa do Mundo – são preocupantes. O motivo é que as pessoas desligam os televisores e, logo em seguida, vão fazer novas atividades, usando outros aparelhos: chuveiro, ferro de passar roupa, máquina de lavar, microondas, entre outros.

Sob controle

Apesar disso, a ONS e a Companhia Paranaense de Energia (Copel) apontam que não há risco de eventuais apagões. De acordo com as operadoras, em outras ocasiões o sistema já teve uma alta considerável na demanda, mas não houve sobrecarga.

Em 23 de julho de 2009, no último episódio de Caminho das Índias, também da Rede Globo, o consumo após a novela chegou à casa dos 4,2 mil megawatts. O recorde já havia sido batido pela própria Avenida Brasil, no capítulo de 23 de julho. Na ocasião, a rampa de consumo superou os 4,4 mil megawatts, nos oito minutos após a novela. Após jogos de Copa do Mundo, a demanda já aumentou 6 mil megawatts.

A Copel informou que vai monitorar minuto a minuto a rampa de consumo. Apesar de esperar que a demanda aumente durante o último episódio, a companhia aponta que, quando a novela tiver terminado, a curva de consumo já estará decrescendo, fora do horário de pico. Apesar disso, a recomendação é que os consumidores evitem ligar outros aparelhos elétricos logo após o fim do esperado capítulo final.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.