• Carregando...

A justiça de Amparo, a 133 km de São Paulo, decretou na tarde deste sábado (23) a suspensão dos shows deste fim de semana no município de Jaguariúna, cidade vizinha, onde quatro pessoas morreram e 11 ficaram feridas após um tumulto na festa do peão. A organização do evento atribuiu as mortes a um ‘acidente’.

A assessoria de imprensa do rodeio foi procurada para comentar a decisão da Justiça, mas, até as 15h30, não havia dado retorno. A suspensão do evento foi decretada pelo juiz de plantão Fabrício Reali Zia, que está no Fórum de Amparo. Ele atendeu a um pedido do Ministério Público de Águas de Lindoia. Para este sábado, estava prevista a apresentação da dupla Victor e Leo. No domingo (24), o cantor Roberto Carlos subiria ao palco.

As quatro pessoas morreram e as outras 11 ficaram feridas depois que os portões se abriram para a apresentação da dupla João Bosco e Vinícius. Segundo a assessoria de imprensa do evento, mesmo com o acidente, o show foi realizado.

Policiamento

Durante entrevista coletiva no início da tarde deste sábado, o advogado Ricardo Belém, que representa a empresa organizadora do rodeio, afirmou que, como faz há 20 anos, a empresa pediu o policiamento nas áreas interna e externa do evento. Mas, de acordo com ele, neste ano o comando da PM em Jaguariúna se declarou impedido de fazer o policiamento dentro do parque. O advogado afirmou ainda que havia 350 seguranças e cerca de 80 a 100 guardas patrimoniais na área de shows.

"Como em todos os anos, eu faço um ofício requerendo policiamento interno e externo. Neste ano, por determinação do comandante, fomos informados através de ofício que só fariam o policiamento externo. O pagamento da despesa está sendo feito a despeito do policiamento [apenas externo]", disse Belém.

Procurada, a Polícia Militar do estado afirmou que, em todo evento particular, a responsabilidade da segurança interna é dos organizadores. O policiamento da área externa é que fica a cargo da PM, o que foi cumprido no evento de Jaguariúna.

O advogado também disse que não houve excesso de público. Segundo ele, a organização tem alvará para receber 30 mil pessoas e, na noite do acidente, havia 27.244 espectadores no local. Para a noite deste sábado, há 28 mil ingressos vendidos.

Empurra-empurra

As quatro pessoas que morreram foram pisoteadas. Elas foram atendidas, segundo a organização, por uma equipe de 23 profissionais, entre médicos e enfermeiros, que trabalham no evento. As vítimas chegaram a ser levadas para o hospital, mas morreram.

Os corpos estavam no Hospital Municipal Walter Ferrari e deveriam ser levados para o Instituto Médico-Legal (IML) de um município vizinho. Os feridos também foram encaminhados para o hospital da cidade. De acordo com a organização do evento, nesta sexta, foram vendidos 26 mil ingressos para a festa. O rodeio ocorre na beira da SP-340, que liga os municípios de Campinas e Moji-Mirim.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]