Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Rio de Janeiro

Após operações, 70% dos moradores de rua deixam abrigos

Secretário estima que Rio tenha 2 mil menores de idade nas ruas, mais 200 vagas serão abertas em abrigos da prefeitura

Em um mês de choque de ordem no Rio, dos 1.389 moradores de rua acolhidos durante as operações, de 60% a 70% retornaram às ruas da cidade, inclusive menores de idade. A estimativa é do secretário Especial de Ordem Pública, Rodrigo Bethlem, que divulgou nesta segunda-feira (2) um balanço do primeiro mês das ações realizadas na cidade.

"É um percentual grande. Os abrigos estão lotados e serão abertas 200 novas vagas", explicou Bethlem.

Ao todo, 1.464 moradores de rua foram atendidos nas operações. Desses, 1.039 eram maiores de idade e 425, menores. Dos que foram acolhidos, 983 tinham mais de 18 anos e 406 eram crianças e adolescentes. Outros 54 foram detidos, ou porque já estavam sendo procurados pela polícia ou porque cometeram algum ato infracional durante a operação. Além disso, 18 menores foram encaminhados à Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA).

Rio tem 4.500 maiores e menores nas ruas

A secretaria estima que a população de rua na cidade chegue a 2,5 mil pessoas maiores de idade. Já o número de crianças e adolescentes chega a dois mil.

"A solução para esse problema é a permanência das ações, a persistência. Paralelamente, a secretaria de Assistência Social tem buscado melhorar os abrigos e aumentar o número de vagas", explicou o secretário.

"Com isso vamos aos poucos diminuir o número de moradores de rua. Nosso objetivo é fazer ações diárias. A rua não pode ser um lugar cômodo para a pessoa ficar."

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.