• Carregando...

A Prefeitura de São Paulo vai cancelar multas por excesso de velocidade de motoristas em duas avenidas. A medida ocorreu após a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) mudar a velocidade máxima permitida nas vias e errar na sinalização.

Motoristas que foram multados desde sábado (8) na avenida Braz Leme (zona norte) e na rua Sena Madureira (zona sul) terão as infrações canceladas.

As duas vias tiveram o limite máximo de velocidade reduzido para 50 km/h. Na Sena Madureira, a mudança ocorreu no sábado. Na Braz Leme, na madrugada desta terça-feira (11).

Até dezembro, a prefeitura pretende padronizar em 50 km/h a velocidade em todas as vias arteriais da cidade. São avenidas que ligam diferentes regiões da cidade, têm semáforos e fluxo intenso de veículos.

Segundo o secretário de Transportes, Jilmar Tatto, a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) realizou a mudança da velocidade máxima “no piloto automático”, o que pode ter confundido motoristas.

Na Sena Madureira, havia placas de 50 km/h e de 60 km/h na via ainda hoje. Já na Braz Leme, não houve aviso prévio informando a redução, segundo Tatto.

“A CET fez no piloto automático. Vamos cancelar todas as multas nessas vias desde sábado”, disse.

Segundo ele, a prefeitura fará uma campanha de divulgação três dias antes da redução em cada via. “Vamos mandar comunicados para a imprensa e colocar faixas nas vias [para informar a medida]”, afirmou.

Para Eduardo Biavati, especialista em educação no trânsito, o prazo é pequeno. “Sinto falta de uma comunicação melhor, inclusive quando baixou a velocidade das marginais. A prefeitura precisa mostrar para as pessoas que elas só ganham [com a redução], não perdem. Três dias é pouco, parece pegadinha”, diz ele, que é a favor do padrão em 50 km/h.

Para Biavati, a prefeitura deveria fazer uma campanha de 7 a 15 dias antes das mudanças.

Mauricio Januzzi, presidente do comitê de trânsito da OAB-SP, o prazo de três dias é ruim. “Não é ideal para as pessoas se acostumarem. O ideal seria um mês, para que haja uma política de educação de trânsito, com folhetos e faixas”, afirma.

A OAB-SP é contra a redução da velocidade em vias da cidade.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]