
Suculenta. Parece que é a qualidade de uma comida gostosa, mas não. Suculenta também é um tipo de planta que acumula mais água e tem as folhas, “gordinhas”." Por causa dessas folhas específicas, a planta é mais resistente. E por isso é encontrada quase sempre em locais mais áridos. Mas nem só no deserto vivem essas plantinhas. Muitas delas estão espalhadas por aí em vasos, aquários e potes de compotas, trazendo um verdinho gostoso à casa de muita gente.
FOTOS: Passo a passo para fazer um vasinho usando um pote de compota
E as tais suculentas realmente caíram no gosto popular. É o caso das amigas Amanda Beninca e Isabel Schneppendahl, por exemplo. Elas tinham um gosto por plantas em comum e decidiram fazer testes e montar pequenos terrários com os vegetais. Depois de muito pesquisar na internet para montar esses vasos, elas postaram uma foto da primeira tentativa no Instagram. Sucesso: vários amigos já começaram a fazer encomendas.
Só depois de muitos testes e da certeza de que estavam fazendo as coisas do jeito certo ,ou seja, as plantinhas se adaptavam bem ao ambiente criado, é que ambas decidiram fazer do passatempo um pequeno negócio. A Santa Suculenta é uma página no Facebook, mas já arrumou clientes em potencial até além-mar, em Portugal. O negócio só não se concretizou porque ainda não dá para enviar os arranjos pelo correio.
“O terrário vira um minijardim”, resume Amanda. Esses minijardins, além de decorar a casa e dar pouco trabalho para quem tem um, não deixam de ser um pequeno contato com a terra. E como as plantas são bem adaptáveis, há muito que inventar.
Amanda e Isabela já montaram ímãs de geladeira, com ramos de suculenta em rolhas de vinho, e lembrancinhas de casamento. Os vidros usados de geleias e azeitonas e xícaras, por exemplo, ganharam novo uso, e agora são vasos. E aquários e grandes recipientes de vidro viram “minimundos”, com várias suculentas e musgos.
Quem quiser se aventurar e montar o próprio vaso em casa não terá dificuldade, mas precisa ter paciência. As mudas de suculentas podem ser compradas em quase todas as floriculturas e o preço varia de acordo com o tipo da planta.
Gostou das suculentas? Amanda Beninca e Isabel Schneppendahl, da Santa Suculenta, ensinam a fazer um vasinho usando um pote de compota: Passo a passo









