
No dia em que o Ministério da Educação divulgou a lista de candidatos aprovados no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) que distribui vagas em universidades federais usando a nota do Enem , quem não passou teve uma notícia ainda pior: das 47,9 mil vagas oferecidas em todo o país, apenas 233 não foram preenchidas, praticamente esvaziando a segunda etapa do processo, prevista para começar no dia 15.
Na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), nenhuma vaga ficou sem dono. Isso significa que só haverá uma nova chance de entrar na instituição caso haja aprovados que não façam a matrícula, marcada para a semana que vem. Apesar disso, o diretor administrativo do Curso Apogeu, João Paulo Rodini, acredita que o número de estudantes que abandonarão o curso ao longo do ano letivo será grande. Para ele, os calouros que mudaram muitas vezes de curso por causa da nota de corte podem vir a começar uma graduação que não desejam. "A minha preocupação é o aluno que ficou pulando de cursos só para ser aprovado", explicou.
De acordo com a UTFPR, depois de entrar na instituição o aluno tem a possibilidade de pedir transferência para outro curso. Além disso, um estudante já matriculado também pode participar da próxima etapa do Sisu. Caso passe em outro curso, ele pode fazer uma nova matrícula e cancelar a anterior.
O Sisu foi lançado sob críticas por causa da pane no sistema, que dificultou as inscrições nos primeiros dias. No entanto, a secretária de Ensino Superior do MEC, Maria Paula Dallari, aprovou o sistema. "A avaliação é muito positiva. Os problemas de acesso aconteceram no primeiro dia, depois o sistema foi um sucesso. A gente tem a informação de que todos os alunos que quiseram se inscrever puderam fazê-lo", afirmou.
Matrículas
A UTFPR começa a matricular os aprovados no Sisu a partir da segunda-feira. Os alunos precisam comparecer no Departamento de Registros Acadêmicos do câmpus em que irão estudar, das 9 às 12 horas e das 14 às 20 horas. A única exceção é Curitiba, que tem um calendário com horários específicos para cada curso. A documentação necessária está no site da instituição (www.utfpr.edu.br).
* * * * *
Leia mais sobre o Sisu, o Enem e as matrículas da UTFPR no site do Vestibular da Gazeta do Povo (www.gazetadopovo.com.br/vestibular). Veja a lista completa dos aprovados no caderno de Classificados.



