Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
TRÂNSITO

Área Calma tira 16 radares de outras ruas

Prefeitura alega que equipamentos já tinham cumprido sua função nos antigos locais. Mas um dos pontos desassistidos está próximo de local perigoso para pedestres

Funcionário da prefeitura instala radar na Área Calma. | Hugo Harada/Gazeta do Povo
Funcionário da prefeitura instala radar na Área Calma. (Foto: Hugo Harada/Gazeta do Povo)

A prefeitura de Curitiba remanejou 16 radares de dez cruzamentos da cidade para fortalecer a fiscalização na região central da cidade, onde o limite máximo de velocidade baixará para 40 km/h a partir da próxima segunda-feira (16). A decisão, segundo a administração municipal, foi tomada porque os equipamentos já teriam cumprido sua função de redução de infrações e acidentes nos locais onde estavam.

Formada por 140 quarteirões, a Área Calma tem 133 cruzamentos com semáforos. Desses, 12 cruzamentos serão monitorados por 22 radares. Ao todo, a circulação será monitorada em 62 faixas de 19 vias. Seis equipamentos já estavam presentes em três cruzamentos. Segundo a prefeitura, os pontos de fiscalização foram escolhidos levando em consideração o fluxo de pedestres e os números de acidentes e mortes no trânsito.

Apesar de a prefeitura argumentar que os radares já haviam cumprido sua função nos locais de onde foram retirados, há um cruzamento que perderá dois radares e está muito próximo de dois locais apontados como os de “maior risco” para pedestres.

Trata-se do cruzamento da Avenida João Gualberto com a Rua da Glória. Ele fica a menos de 400 metros da estação-tubo Maria Clara e a menos de 200 metros do cruzamento da mesma avenida com a Rua Luiz Leão. Esses pontos estão em uma lista dos 13 de maior risco elaborada pelo Comitê de Análise do Projeto Vida no Trânsito.

O polígono da Área Calma é delimitado pelas ruas Inácio Lustosa, Mariano Torres, Visconde Nácar e André de Barros. As velocidades máximas que vigoravam nesse polígono variavam de 30 km/h a 60 km/h. Com a velocidade padronizada em toda essa região, a prefeitura promete dar maior fluidez ao trânsito com a sincronização dos semáforos para 40 km/h. Além do monitoramento por radar junto dos semáforos, a prefeitura já divulgou que utilizará radares sobre tripés para fiscalizar o cumprimento do novo limite de velocidade da Área Calma.

A s multas para os motoristas que desrespeitarem os limites vão variar de R$ 85,12 a R$ 574,61 – dependendo do porcentual de velocidade acima do máximo permitido na via.

Mortes

Entre 2012 e 2014, houve 1.173 acidentes na região central da capital, que inclui a Área Calma, dos quais 106 resultaram em mortes. Destes, a maioria foi decorrente de atropelamentos (46) e de colisões (41). Apenas na região que forma a Área Calma, 24 pessoas morreram em acidentes de trânsito no período – 12 delas por atropelamento.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.