• Carregando...
 | Daniel Castellano/Gazeta do Povo
| Foto: Daniel Castellano/Gazeta do Povo

Uma área de 459 m² sob o viaduto do Capanema, no Jardim Botânico, em Curitiba, vai virar um estacionamento. O espaço, que anos atrás chegou a abrigar um setor administrativo da Urbs, estava inutilizado e cercado por floreiras. Nos últimos anos, a área vinha sendo ocupada por moradores em situação de rua, usuários de drogas e indígenas de passagem na capital.

A ocupação daquela área é uma demanda antiga dos moradores da região. No ano passado, a prefeitura de Curitiba instalou floreiras na região em uma estratégia para atrair parte daquela população para seus equipamentos de assistência social. A medida por criticada por alguns especialistas que apontaram nela um caráter higienista.

Daniel Castellano/Gazeta do Povo

Do lado oposto da Avenida Presidente Affonso Camargo, outro espaço passou por um processo de concessão recente para resolver o mesmo problema: a falta de ocupação causava sensação de insegurança na vizinhança. Na Avenida Doutor Dário Lopes dos Santos, também sob o viaduto do Capanema, um imóvel da prefeitura que estava sem utilização havia oito anos era ocupado por usuários de drogas.Um restaurante popular também funcionou no local. A estrutura acabou demolida em 2013. Em fevereiro de 2015, esse espaço foi cedido ao Centro de Estudo e Pesquisa da Arte e Cultura Afro Brasileira – Centro Cultural Humaitá.

Melissa Reinehr, uma das responsáveis pela instituição, informou que a área do futuro estacionamento era originalmente pretendida pelo grupo, mas que a ocupação acaba sendo positiva para a região. “Queríamos que o viaduto inteiro fosse cultural. Imaginávamos ali uma área mais introspectiva, com biblioteca, e do outro lado o espaço para festas. Mas tudo bem”.

O Centro Cultural Humaitá promete lançar em breve um concurso nacional para um projeto de revitalização do viaduto. Concedido em fevereiro de 2015, o espaço vem sendo ocupado com atividades ao ar livre.

A Urbs informou que a atratividade do processo somente será conhecida ao final do prazo para apresentação das propostas. A abertura dos envelopes com as propostas ocorrerá a partir das 9 horas do próximo dia 17 de outubro, no auditório da Urbs. O edital que concederá o espaço à iniciativa privada prevê uma outorga de R$ 33.120,60, valor que poderá ser pago em até três parcelas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]