A segurança vai ser reforçada nas regiões de São Paulo que concentram restaurantes por causa do Dia dos Namorados, comemorado neste domingo (12). A polícia diz que a onda de arrastões diminuiu, mas que ainda preocupa.
Em um restaurante na Zona Sul da capital paulista, os clientes foram surpreendidos pelos ladrões. Alguns funcionários conseguiram se proteger em uma sala e só saíram depois que os assaltantes fugiram. O diretor-jurídico da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes, Percival Maricato, diz que é difícil prevenir esse tipo de ação porque o estabelecimento é vulnerável.
"O proprietário não quer colocar uma câmera, por exemplo, para evitar ferir a intimidade dos clientes. Não tem um detector de metais, enfim, não tem uma forma de dificultar a entrada dessas pessoas", lamenta.
Os donos de bares e restaurantes vítimas de arrastões temem que o fato de terem sido alvo de bandidos acabe espantando a clientela. Por isso, segundo a associação que representa parte desses empresários, muitos evitam registrar boletim de ocorrência.
Para a Polícia Militar, o número de assaltos a restaurantes foi maior entre os meses de fevereiro e março. Desde então, as rondas ficaram mais frequentes nos locais dos crimes. Neste fim de semana, o policiamento deve ser reforçado já que os bares e restaurantes terão movimento intenso por causa do Dia dos Namorados.
Segundo o capitão da Polícia Militar Cleodato Moisés, a força tática que trabalha atualmente em horário diferenciado voltada para os crimes em caixas eletrônicos irá atuar em áreas de restaurantes.
A Secretaria da Segurança Pública não tem uma estatística de assaltos a restaurantes na capital e e informou que três suspeitos de participar de seis roubos neste ano foram presos nesta terça-feira (7).



