• Carregando...
Manutenção das cadeiras de rodas  das idosas será um dos serviços atingidos pelo incêndio no São Vicente de Paulo. | Albari Rosa/Gazeta do Povo
Manutenção das cadeiras de rodas das idosas será um dos serviços atingidos pelo incêndio no São Vicente de Paulo.| Foto: Albari Rosa/Gazeta do Povo

O incêndio que atingiu o asilo São Vicente de Paulo, em Curitiba, na noite de quarta-feira (8), agrava a situação financeira precária da entidade. Antes do incêndio, a reforma da rede elétrica do imóvel, que em 90 anos recebeu apenas reparos pontuais, estava orçada em R$ 1,2 milhão. Agora, além desse valor, o São Vicente terá que reservar outro montante para recuperar o espaço do almoxarifado queimado, bem como os equipamentos que estavam guardados no local.

Para contornar os novos problemas causados pelo incêndio, o superintendente do asilo, o padre José Aparecido Pinto, afirma que serão necessárias mais doações para suprir as necessidades. “Não podemos deixar que esse tipo de incidente aconteça, ainda mais levando em conta que muitas moradoras são cegas, utilizam cadeiras de rodas ou estão permanentemente na cama, e precisam de uma estrutura adequada. Por isso, precisamos mais do que nunca da ajuda da população, que pode contribuir com doações de objetos ou de dinheiro”.

Doações ao São Vicente de Paulo

Para realizar doação ao asilo, seja em formate de dinheiro, dedução do imposto de renda ou objetos, basta entrar em contato por telefone ou acessar o site da instituição:

(41) 3330-6201| 3330-6200 | www.asilosaovicente.org.br

Por enquanto, a administração fará um rearranjo do orçamento para solucionar emergencialmente as necessidades. Entre os serviços que podem ser afetados pelo incêndio está a manutenção das 76 cadeiras de rodas casa usadas por parte das 160 moradoras do asilo. A solda que faz esses reparos acabou danificada pelo fogo do incêndio.

Projeto de arrecadação

A renovação da fiação elétrica do São Vicente foi cadastrado no Fundo Municipal da Pessoa Idosa (FMPI), da Fundação de Ação Social (FAS) de Curitiba. Por meio do programa, pessoas físicas e jurídicas podem doar parte do Imposto de Renda. Até agora, foram arrecadados cerca de R$ 600 mil para a obra.

O asilo pretende lançar semana que vem uma campanha junto com a FAS para divulgar o projeto. Por enquanto, quem desejar contribuir com doações pode entrar em contato com a instituição por telefone. Os itens de manutenção destruídos pelo fogo, como cortador de grama e outros equipamentos, também podem ser doados.

Cerca de três mil itens foram danificados com o incêndio. Para ajudar o Asilo São Vicente de Paulo é possível realizar doações de equipamentos e ferramentas. “A ideia agora é tentar construir outra casa, dentro do asilo, para deixar os equipamentos de manutenção, que incluíam de itens caros como máquinas de solda e cortar grama a coisas simples, como martelos, pregos e canos”.

Colaborou: Cecília Tümler

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]