Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Clima

Atingidos pelas chuvas já são 48 mil no RS

19 municípios estão em estado de emergência

São Paulo – O número de pessoas afetadas pelas chuvas no Rio Grande do Sul subiu para 48.200, mesmo com a diminuição das chuvas na região de Porto Alegre. Até quarta-feira, eram 27.114 pessoas. O número de municípios em estado de emergência também subiu de 14 para 19.

Ao menos quatro pessoas morreram em decorrência das chuvas no estado, desde o último dia 20. Até ontem, cerca de 6 mil pessoas estavam desabrigadas – alocadas em abrigos improvisados. No total, cerca de 4 mil casas foram danificadas pelas enchentes, ventos e quedas de granizo. As mortes foram registradas nas cidades de Gravataí, Montenegro, Gramado Xavier e Marques de Souza.

O município que enfrenta a situação mais grave é São Sebastião do Caí, que permanece debaixo d’água. De acordo com a Defesa Civil Estadual, o nível do Rio Caí baixou de 10 metros para 4,8 metros acima do nível de seu curso.

Outra cidade em situação grave devido às chuvas é Eldorado, que fica às margens de um afluente do Rio Guaíba. O rio está 2,36 metros acima de seu nível e mantém o município embaixo d’água.

Baixa umidade

A Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec), do Ministério da Integração Nacional, divulgou ontem alerta de baixa umidade do ar até amanhã em sete estados e no Distrito Federal. Nesse período, a umidade ficará abaixo de 30% em regiões de Goiás e de Mato Grosso.

Segundo a Sedec, os baixos índices de umidade vão atingir o oeste da Bahia; boa parte de Goiás; o sul do Maranhão; o centro-norte de Minas Gerais; Mato Grosso; o sul do Piauí; e Tocantins, exceto a região norte, além do Distrito Federal.

A secretaria desaconselha atividades ao ar livre e exposição ao sol entre as 10 e as 17 horas, e recomenda a ingestão de bastante líquido para evitar problemas de desidratação.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.