• Carregando...

São Paulo e Porto Alegre - Cerca de 200 manifestantes en­­traram em confronto com a Polícia Militar e com a Guarda Civil Metropolitana na tarde de ontem durante protesto contra os alagamentos que atingem ao menos sete bairros da zona leste de São Paulo. De acordo com a PM, o conflito ocorreu porque os manifestantes se recusaram a respeitar o cordão de isolamento imposto pela polícia.

A polícia afirma não ter informações sobre feridos ou detidos. Já os manifestantes afirmam que os policiais usaram cassetetes e gás de pimenta para coibir a manifestação. O vereador José Américo (PT) pretende entrar com uma representação contra o major da PM Marcos Antonio Rangel Torres, comandante da operação. "Co­­locaram uma pessoa totalmente despreparada para lidar com uma manifestação onde já se sabia que as pessoas estariam exaltadas", afirmou. O comandante negou que tenha dado ordem para uso de cassetetes e gás de pimenta contra os manifestantes, mas admitiu o "uso isolado" de armas não letais para conter o tumulto.

A zona leste está em estado de calamidade pública desde a semana passada devido aos alagamentos. Algumas áreas estão inundadas desde o temporal do dia 8 de dezembro de 2009. No protesto de ontem, moradores levaram garrafas com água da enchente e despejaram em frente ao prédio da prefeitura.

Frente fria

A chegada de uma frente fria provocou temporais e alguns transtornos para moradores de diversas regiões do Rio Grande do Sul ontem. Em Santa Rosa, no oeste do estado, um vendaval de poucos minutos destelhou parcialmente seis casas e derrubou 12 árvores. As residências foram recobertas durante o dia.

Em Porto Alegre, o vento derrubou parte de uma parede de um edifício antigo abandonado, no centro da cidade. Em Tramandaí e Capão da Canoa, no litoral, houve alagamento nas ruas. Em Cachoei­ra do Sul, cerca de 2 mil residências passaram o dia sem energia elétrica.

A mudança climática aliviou parcialmente o sufoco que os gaúchos viviam há uma semana, com sol e picos de temperatura próximos a 40 graus. Segundo registros do 8.º Distrito de Meteorologia, a temperatura oscilou de 22,4ºC a 29,8ºC em Porto Alegre e de 17,2ºC, em Cambará do Sul, a 35,2ºC, em Iraí, durante o dia.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]