Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
hospital regional

Atraso do governo paralisa exames médicos no litoral

Exames de rotina já foram suspensos em Paranaguá. Se inadimplência persistir, laboratório não terá material para abrir o pronto-socorro e fazer exames de urgência

Laboratório informou que deixará de atender hospital por causa da falta de pagamento. | Oswaldo Eustáquio/Gazeta do Povo
Laboratório informou que deixará de atender hospital por causa da falta de pagamento. (Foto: Oswaldo Eustáquio/Gazeta do Povo)

O Hospital Regional do Litoral está com o atendimento laboratorial prejudicado desde terça-feira (26), de acordo com o Laboratório de Análises Clínicas Nassar, empresa terceirizada responsável pelos exames realizados na instituição. O motivo é a inadimplência da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). A última fatura paga ao laboratório foi a de dezembro de 2014. Os pagamentos dos meses de janeiro a abril deste ano ainda não foram feitos.

A Gazeta do Povo teve acesso a uma notificação da empresa ao hospital, do dia 22 de maio, informando que devido à não regularização dos débitos o laboratório não terá condições de atender nenhum paciente pela falta de insumos. O documento diz ainda que os fornecedores não vão mais prestar os serviços até a liquidação da dívida. Com isso, é provável que as UTIs e a recepção de pacientes sejam prejudicadas. A notificação assustou médicos e enfermeiros. Eles disseram que a ausência da realização de exames pode travar o funcionamento do hospital.

Miguel Nassar, responsável pela empresa, confirmou à reportagem o atraso nos pagamentos e a falta de insumos para a realização dos exames. Ele disse que desde terça-feira (26) o laboratório está realizando apenas exames solicitados pelo pronto-socorro e os casos de urgência e emergência. Exames de rotina e cirurgias eletivas não estão sendo atendidas por falta de insumos.

“A situação é gravíssima e se não recebermos as faturas nos próximos sete dias não vamos conseguir nem atender os casos de emergência”, diz Nassar. Mesmo atendendo aos casos urgentes, a não realização de exames de rotina faz com que pacientes não possam receber alta e cirurgias eletivas sejam canceladas.

A Sesa nega a interrupção dos serviços e informou que os pagamentos pendentes serão feitos nos próximos dias. Questionada sobre a informação do próprio laboratório sobre a não realização dos exames de rotina por falta de insumos, a assessoria de imprensa da Sesa informou que a situação foi resolvida de outra forma, mas que não iriam divulgar como isso teria sido feito.

Paralisação

Parte dos servidores do Hospital Regional do Litoral aderiram à paralisação do Sindicato dos Servidores da Saúde do Paraná (SindSaúde) na terça-feira (26). Segundo a diretora do sindicado no litoral, Jéssica Pinheiro, 70% dos profissionais que atuam em alguns setores do hospital aderiram ao protesto.

A Sesa contesta a informação. “O Hospital Regional do Litoral, em Paranaguá, atende normalmente nesta quarta-feira (27). Dos 621 servidores que atuam no hospital, somente 22 faltaram ao trabalho nesta quarta-feira, o que significa 3,5% do total de servidores”, informou em nota a Sesa.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.