Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Solidariedade

Audi-União ganha centro comunitário

Parceria entre padres e o Comitê de Combate à Fome e pela Vida resultou em espaço para atender 120 crianças; meta é dobrar atendimentos em 2010

As crianças na frente do novo centro comunitário: cancha esportiva, biblioteca, cozinha e refeitórios | Ivonaldo Alexandre/ Gazeta do Povo
As crianças na frente do novo centro comunitário: cancha esportiva, biblioteca, cozinha e refeitórios (Foto: Ivonaldo Alexandre/ Gazeta do Povo)

Há um ano a secretária executiva do Comitê de Combate à Fome e pe­­la Vida (Coep) no Paraná, Con­­ceição Contin, procurava um local na Vila Jardim União, no bolsão Au­­di-União, para construir um cen­­tro comunitário, com o objetivo de mobilizar a população em prol dos objetivos do milênio, da Or­­­­gani­­zação das Nações Unidas (ONU). Depois de muito rodar, Con­­­­­­ceição se perdeu e acabou pa­­rando em frente à Igreja Santo Aní­­bal. Lá, os padres João Ademir Vile­­la e Valmir de Costa desenvolvem um trabalho com 120 crianças. Bastaram poucas reuniões para traçar um caminho: precisariam de R$ 360 mil para a construção. No­­ve meses se passaram e o centro será inaugurado hoje, a 150 metros do local onde uma chacina deixou oito mortos no dia 4 de outubro.

Depois do dia em que Conceição se perdeu, a vida dos três se trans­­for­­mou em uma correria em busca de patrocínios, já que não há di­­nheiro do poder público na obra. Os padres tinham R$ 160 mil, arrecadados por integrantes da Congre­­gação Rogacionista. Po­­deriam pagar apenas a mão de obra. O projeto de engenharia e arquitetura foi feito voluntariamente por dois funcionários de uma entidade ligada ao Coep. Como o Comitê não pode receber doações em dinheiro, os articuladores distri­­buí­­ram ofícios em estabelecimentos comerciais.

Os três venciam pelo cansaço. Para alguns, chegavam a ligar to­­dos os dias. Fizeram rifas, vaquinhas, festa julina e venderam produtos apreendidos pela Receita Federal. "Eles foram anjos que bateram em nossa porta. Tínha­­mos vontade de ampliar nosso trabalho e eles mostraram o ca­­mi­­nho", diz o padre João. O nú­­mero de crianças atendidas vai do­­brar a partir do ano que vem. A me­­ta é oferecer almoço para as crianças.

Para a festa, será celebrada uma missa e uma maquete do centro vai acompanhar a entrada na igreja. Depois de nove meses de curiosidade, as crianças finalmente po­­derão percorrer salas, banheiros, biblioteca, cozinha e refeitórios. Quando o projeto ficou pronto, o sonho passou a ser uma cancha esportiva. Foi o padre João Ademir que bateu o pé para a construção do espaço.

O Coep é uma rede de mobilizadores em prol do combate à fome, iniciativa do sociólogo Betinho, autor da campanha Natal sem Fome. Há redes em todos os estados brasileiros e mais de 5 mil participantes.

Serviço:

O Centro Comunitário fica na Rua Dr. Magnus Sondhal, 234, Vila Jardim União.

Conta Bancária: Banco Bradesco, agência 3200, conta corrente 2333-7.

Site: www.coepbrasil.org.br ou www.ossa.org.br.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.