As aulas da Escola Estadual Antonio e Marcos Cavanis, em Castro, nos Campos Gerais, devem ser retomadas normalmente na próxima segunda-feira (21). Um incêndio em grandes proporções atingiu a instituição e metade das salas de aula foi danificada pelo fogo no dia 28 de fevereiro.
Desde quarta-feira (13) os alunos do colégio estavam utilizando as seis salas de aulas que não foram prejudicadas pelo incêndio em um sistema de rodízio de turmas. Neste sistema nenhuma classe assistia às aulas de maneira regular.
De acordo com a diretora da escola, Gilma Maria Carneiro de Paula, a prefeitura disponibilizou um local provisório para que os alunos pudessem voltar às aulas, que deve ficar pronto nesta segunda-feira. Sete salas foram cedidas no prédio sede da Secretaria Municipal de Esportes e Cultura de Castro, para que o calendário letivo dos alunos não fosse prejudicado.
"Dividimos a quantidade de zeladoras e merendeiras nas duas sedes da escola e novas carteiras e cadeiras foram compradas pela Secretaria Estadual de Educação para serem utilizadas na sede provisória", disse a diretora. Com o incêndio, o material didático e computadores não foram danificados.
Das 12 salas de aula da Escola Estadual Antonio e Cavanis somente seis não foram atingidas pelo fogo. Foram precisos reparos nas instalações elétricas das salas que ficaram em boas condições e a colocação de tapumes para isolar a parte incendiada da restante. Com os reparos e compra novas carteiras, cadeiras e armários para a nova sede foram investidos R$ 15 mil, segundo informações da diretora.
A diretora Gilma disse que o espaço cedido pela prefeitura deve ser utilizado pela escola em um período máximo de seis meses. "A Secretaria Estadual de Educação prometeu construir uma nova sede para a escola, mas não sabemos do prazo da entrega", informou.



