• Carregando...

Em Maringá, assim como a maioria das cidades paranaenses, o valor do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de 2013 será corrigido com base na inflação.O IPTU 2013 na cidade terá um aumento de 6,56% e segue a inflação do ano passado, medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). Outras mudanças no valor dependem de ampliações ou reduções realizadas nos imóveis, de acordo com a Prefeitura de Maringá (PMM). No IPTU de 2012, a atualização havia sido de 5,79%.

A Prefeitura espera receber cerca de R$ 100 milhões em pagamentos de IPTU no início do próximo ano. O valor é equivalente ao pagamento do imposto dos 135 mil imóveis registrados na cidade. Segundo o diretor tributário da Secretaria de Fazenda, Nelson Pereira da Silva, o Município novamente concederá descontos para os contribuintes que pagarem o imposto à vista. "Quem efetuar o pagamento integral até 24 de janeiro terá um desconto de 15%. Já a segunda cota com 10% poderá ser paga até 14 de fevereiro", explicou.

Para quem optar pela forma parcelada, a primeira prestação deve ser quitada até o dia 24 de janeiro. As guias para as três formas de pagamento serão distribuídas pelos Correios entre os dias 2 e 21 de janeiro. Nos dias 22 e 23, elas podem ser retiradas diretamente na prefeitura ou pelo site do município.

Em 2012, aproximadamente 99 mil contribuintes de Maringá efetuaram o pagamento do IPTU à vista, totalizando R$ 47 milhões. O volume era referente a 76% dos imóveis cadastrados no até então.

Interior aplica apenas inflação para corrigir tributo predial

No interior, o índice médio de reajuste para os proprietários de imóveis vai variar entre 5,5% e 7% sobre os valores pagos em 2012. Para garantir a arrecadação, as prefeituras apostam nos descontos para pagamentos à vista.

O maior índice de reajuste é o de Cascavel, no Oeste do estado, que toma como base a variação do IGPM, que está em 7,7%. Os municípios que aplicam o reajuste inflacionário medido pelo IPCA terão os valores corrigidos em cerca de 5,5%. É o caso de Londrina e Ponta Grossa, que aguardam o acumulado do ano para conhecer o índice. Já em Maringá, o reajuste aprovado em agosto, com base na inflação de 2011, foi de 6,5%.

O reajuste aplicado no interior do estado segue, também, a tendência da capital já que em Curitiba não haverá reajuste nas alíquotas do IPTU para 2013, apenas a correção da inflação nacional acumulada nos últimos doze meses (até novembro deste ano), segundo o IPCA. Em outubro, o índice ficou em 5,45%. Além da inflação, algumas pessoas podem ter alteração no valor do IPTU em função de ampliações realizadas nos imóveis.

A maioria das cidades vão manter os descontos para quem paga o IPTU à vista, na tentativa de combater a inadimplência. Ponta Grossa é o município que oferece o maior desconto – 20%. Em Maringá e em Foz, os proprietários de imóveis que fizeram o pagamento em cota única receberão 15% de desconto. Em Londrina, 10%. A alternativa oferecida para o contribuinte é o parcelamento em até 10 vezes.

Colaboraram Juliana Gonçalves, correspondente em Londrina, Luiz Carlos da Cruz, correspondente em Cascavel; Maria Gizele da Silva, da sucursal de Ponta Grossa e Denise Paro, da sucursal de Foz do Iguaçu.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]