
SÃO PAULO - O Aeroporto de Congonhas, na Zona Sul de São Paulo, ficou fechado por uma hora após um avião de pequeno porte derrapar e sair da pista na tarde de ontem. De acordo com a Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária (Infraero), o aeroporto foi totalmente fechado às 14h30.
Às 15h30, a pista auxiliar foi liberada. Meia hora depois, o aeroporto foi totalmente liberado, com a pista principal funcionando normalmente. Às 16 horas, a empresa registrava 17 vôos cancelados (10,6% das 160 operações programadas) e dois com atrasos superiores a trinta minutos. A Infraero não soube informar se os cancelamentos estão relacionados com a derrapagem.
Quatro vôos que saíam do Aeroporto Santos Dumont, no Rio, com destino a Congonhas sofreram atrasos de mais de uma hora. Às 16 horas as operações entre os dois aeroportos estavam normais.
O bimotor, de prefixo PT-PAC, derrapou na pista principal. Segundo o Corpo de Bombeiros, ninguém ficou ferido.
De acordo com testemunhas que presenciaram o incidente, a aeronave não conseguiu parar na pista, derrapando e caindo próximo ao muro de contenção. "[O avião] está no jardim próximo à Avenida Washington Luiz, exatamente sobre o logo da Infraero", afirmou o advogado David Dulman, de 24 anos, que trabalha num escritório próximo ao aeroporto.
Seis equipes dos Bombeiros foram enviadas ao local, mas, quando chegaram, a situação já havia sido controlada pelas equipes de emergência do próprio aeroporto. De acordo com a Infraero, todos os passageiros e tripulantes foram retirados.



