Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Segurança

Avião espião já vigia fronteira

O Vant entrou em operação ontem, e irá ajudar no combate ao tráfico de drogas e ao contrabando | Christian Rizzi/Gazeta do Povo
O Vant entrou em operação ontem, e irá ajudar no combate ao tráfico de drogas e ao contrabando (Foto: Christian Rizzi/Gazeta do Povo)

Com um custo de US$ 50 milhões, o Veículo Aéreo Não Tripulado (Vant) entrou em operação ontem na região de Foz do Iguaçu dois anos e meio depois de ser apresentado pelo governo federal como alternativa de ponta para patrulhar as fronteiras. A aeronave sem piloto, que capta imagens nítidas (fotos e vídeos) noturnas e diurnas de uma altitude de 30 mil pés (10 km), é considerada uma ferramenta de última geração para apertar o cerco ao tráfico de drogas e contrabando na área do Brasil, Paraguai e Argentina. O veículo tem autonomia de 37 horas e voa até 1,5 mil quilômetros de distância da base.

Fabricado em Israel, o avião espião começou a ser testado em outubro e opera a partir de uma base instalada em São Miguel do Iguaçu, a 40 quilômetros de Foz do Iguaçu. A base irá receber outros dois aviões já adquiridos pelo governo – um deles deve chegar em curto prazo.

Interceptações

Policiais especializados monitoram os movimentos do Vant, que envia em tempo real imagens para o centro de operações terrestre. A partir das informações obtidas, é possível mobilizar agentes para fazer interceptações em rodovias e no Lago de Itaipu. A Polícia Federal (PF) é a primeira corporação do mundo a usar o Vant, antes restrito ao uso de forças militares. A aeronave vai operar durante a Copa do Mundo e a Olimpíada no Brasil.

O governo federal pretende instalar quatro bases no país para operar com o Vant, duas nas fronteiras, incluíndo a de São Miguel, uma na Amazônia e uma quarta em Brasília. Cada posto terá três aeronaves, sendo que uma ficará em manutenção. O custo unitário das bases com três aeronaves é US$ 50 mil, valor que também inclui capacitação de agentes, peças e transferência de tecnologia.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.