• Carregando...
O Vant tem 10 metros de envergadura e mais de 20 horas de autonomia de voo | Cristian Rizzi/Gazeta do Povo
O Vant tem 10 metros de envergadura e mais de 20 horas de autonomia de voo| Foto: Cristian Rizzi/Gazeta do Povo

Foz do Iguaçu - Um avião espião dotado de supercâmeras é o mais novo aliado da Polícia Federal (PF) no combate ao crime na fronteira paranaense. De fabricação israelense, o veículo aéreo não tripulado (Vant) tem capacidade para identificar rotas do tráfico de drogas e focos de desmatamento. Ontem, engenheiros israelenses e agentes da PF concluíram a montagem da aeronave no Aeroporto de São Miguel do Iguaçu, a 45 quilômetros de Foz do Iguaçu. A PF diz ser a primeira polícia de todo mundo a adquirir o equipamento, que custa US$ 20 milhões. Atualmente, o Vant é usado pelas forças armadas de alguns países, incluindo a dos Estados Unidos.

O Vant tem capacidade para fazer fotos e imagens de vídeos em alta precisão, transmitidas em caráter instantâneo para uma base terrestre. A agilidade possibilita aos agentes ir a campo imediatamente. A aeronave, que não tem piloto e é monitorada via controle remoto, tem potência suficiente para acompanhar movimento de pedestres e identificar rostos de pessoas e placas de veículos, inclusive à noite, conforme a luminosidade. A tecnologia ainda possibilitará à polícia ter provas criminais por meio das imagens captadas.

Desde o início da semana uma equipe de engenheiros israelenses trabalha na montagem do avião, no Aeroporto de São Miguel do Iguaçu. A base é fortemente vigiada por policiais. Hoje, deve ser feito o primeiro teste de sobrevoo. O teste final está previsto para o dia 23 de julho, com a presença do ministro da Justiça, Tarso Genro. Uma equipe de 20 agentes da PF foi formada para trabalhar exclusivamente com o Vant.

O governo brasileiro pretende comprar três aeronaves Vant para reforçar a segurança no país. Além da unidade do Paraná, outros dois serão adquiridos para patrulhar a Amazônia e o eixo Rio-São Paulo. O Paraná foi o estado brasileiro escolhido para os testes iniciais.

A adoção do equipamento de alta tecnologia é mais um reforço à região fronteiriça, conhecida por ser porta de entrada de drogas, armas e contrabando. Segundo a PF, a aeronave também será útil para identificar palmiteiros que agem no Parque Nacional do Iguaçu e para apurar outros crimes ambientais no Paraná.

As informações captadas pelo Vant serão compartilhadas com outros órgãos de segurança que atuam em parceria com a PF, incluindo a Receita Federal e a Força Alfa, pelotão de elite da Polícia Militar que começará a patrulhar a fronteira a partir de hoje.

Força Alfa

A fronteira paranaense ganha a partir de hoje mais um reforço de contingente. A Força Alfa – Companhia Independente de Polícia de Fronteira, será lançada em Guaíra às 11 horas. Inicialmente a companhia contará com 80 policiais de elite, treinados para combater o tráfico de drogas, de armas e o contrabando nos 170 quilômetros da fronteira, entre Foz do Iguaçu e Guaíra, na região do Lago de Itaipu.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]