O aeroporto internacional de Viracopos, em Campinas, no interior paulista, está fechado para pousos e decolagens desde as 20 horas deste sábado (13). O motivo foi o problema no trem de pouso de um avião cargueiro logo após a aterrissagem, por volta das 19h55m. Ninguém ficou ferido. A aeronave, modelo MD-11, que pertence à empresa americana Centurion, saiu da pista.
Segundo a Infraero, a operação para a retirada do avião do local, realizada pela Centurion, teve início na tarde deste domingo. Ainda não há previsão para a reabertura do aeroporto.
O avião cargueiro trazia componentes eletrônicos, produtos químicos e autopeças. Todo o compartimento de cargas foi esvaziado nesta manhã, para que a aeronave fosse rebocada e levada para a área onde é feita a descarga. A operação, segundo a Centurion, está prevista para ser concluída nesta noite.
De acordo com a Infraero, dos 52 voos programados para deixar o aeroporto neste domingo até as 14h, 48 (92,3%) foram cancelados. Outras aeronaves que pousariam no terminal foram desviadas para os aeroportos de Congonhas, em São Paulo, e Cumbica, em Guarulhos.
Somente a companhia aérea Azul, que realiza a maior parte das operações no terminal de Campinas, cancelou 148 voos previstos para este domingo. "Todos os voos com origem e destino ao aeroporto campineiro estão cancelados até as 20 horas de hoje (14/10). As vendas dos voos de e para Campinas também estão suspensas, com o intuito de facilitar a reacomodação dos clientes prejudicados pelos voos cancelados", diz nota enviada pela companhia aérea, que disponibiliza para os clientes informações através do telefone 4003-1118 e do site www.voeazul.com.br.



