Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Estragos

Bairros de Curitiba ainda estão sem água e energia por causa da chuva

Previsão é de que os serviços só sejam totalmente normalizados no sábado (7). Balanço da Defesa Civil aponta 209,5 mil afetados pelos temporais em todo o estado

Uma árvore próxima ao Hospital Oswaldo Cruz, no Alto da XV, foi arrancada pela raiz pelo vento forte em Curitiba | Marcelo Andrade/Agência de Notícias Gazeta do Povo
Uma árvore próxima ao Hospital Oswaldo Cruz, no Alto da XV, foi arrancada pela raiz pelo vento forte em Curitiba (Foto: Marcelo Andrade/Agência de Notícias Gazeta do Povo)
Uma árvore caiu e bloqueou a Avenida do Batel, em frente ao Castelo do Batel |

1 de 10

Uma árvore caiu e bloqueou a Avenida do Batel, em frente ao Castelo do Batel

Os ventos chegaram a 59 km/h em Curitiba |

2 de 10

Os ventos chegaram a 59 km/h em Curitiba

 |

3 de 10

 |

4 de 10

A Setran mobilizou agentes para garantir ordem no trânsito de Curitiba |

5 de 10

A Setran mobilizou agentes para garantir ordem no trânsito de Curitiba

Uma árvore caiu na Avenida Marechal Deodoro, no Alto da XV |

6 de 10

Uma árvore caiu na Avenida Marechal Deodoro, no Alto da XV

Uma árvore caiu na Avenida Marechal Deodoro, no Alto da XV |

7 de 10

Uma árvore caiu na Avenida Marechal Deodoro, no Alto da XV

Uma árvore caiu sobre uma lanchonete no Campo Comprido |

8 de 10

Uma árvore caiu sobre uma lanchonete no Campo Comprido

Bombeiros tiveram dificuldade em retirar a árvore que caiu no Campo Comprido |

9 de 10

Bombeiros tiveram dificuldade em retirar a árvore que caiu no Campo Comprido

Campo Comprido |

10 de 10

Campo Comprido

Os estragos dos temporais de quinta-feira (5) ainda deixam rastros, principalmente em Curitiba. Ainda há gente sem energia elétrica ou água na noite desta sexta-feira (6), mais de 24 horas depois das chuvas. A previsão é de que os serviços só sejam regularizados totalmente no sábado (7). O último balanço da Defesa Civil aponta que 209,5 mil pessoas foram afetadas de alguma maneira em todo o estado.

O número soma todas as pessoas que tiveram algum tipo de problema causado pela chuva, de falta de energia a queda de árvores. Em todo o Paraná, 30 pessoas tiveram que deixar suas casas, sendo que os números mais expressivos são em General Carneiro (15), no sudoeste, e Fazenda Rio Grande (10), na região metropolitana. Oito pessoas ficaram feridas.

Veja fotos dos estragos

Uma única morte foi registrada. Uma mulher que passava na rua, foi atingida por uma placa levada pelo vento e jogada embaixo de um carro que passava. O acidente aconteceu em Curitiba.

Também na capital, 13 veículos foram danificados e dez residências e prédios foram atingidos por galhos e queda de árvores. Houve 55 casos de destelhamento, mas ninguém ficou desalojado ou desabrigado.

Casas sem energia

Ás 20h30 desta sexta, 16,5 mil unidades continuavam sem luz em Curitiba, região metropolitana e litoral. A Copel diz que a luz deve voltar para 8 mil residências do bairro Vista Alegre ainda esta noite, mas não descarta que o trabalho vai continuar pela madrugada e o abastecimento de energia só deve ser plenamente restaurado no sábado.

Jislaine Figueira Coradel Coltro, de 30 anos, é funcionária pública e mora em um condomínio no Cajuru que ela disse estar sem energia elétrica desde as 16 horas de quinta-feira (6). Ela afirmou que tenta falar com a Copel desde então, de hora em hora, mas que em nenhuma das vezes conseguiu avisar pelo telefone da falta de luz no prédio dela. "A gente entende que foi um problema grande, mas a sensação que dá é que não tem ninguém para passar informação, que eles dispensaram todo mundo. Não é possível que todos os ramais estejam ocupados às 3 horas da manhã."

Ela contou que não pôde ir trabalhar nesta sexta porque parte do telhado do prédio dela ficou destruído. "Estou aqui para acompanhar o conserto. No meu apartamento tem laje e não estragou tanto como nos apartamentos dos vizinhos. Não dormi a noite toda também porque o portão do condomínio (eletrônico) teve que ficar aberto pela falta de energia. Ficamos todos morrendo de medo, até porque essa é uma região um pouco complicada."

Abastecimento de água

O abastecimento de água de alguns bairros da capital e de alguns municípios da região metropolitana só deve ser normalizado na madrugada deste sábado (7), segundo a Sanepar, que diz que o trabalho foi afetado pela falta de energia.

Em Curitiba, a situação acontece nos bairros Água Verde, Augusta, Batel, Bigorrilho, Butiatuvinha, Campina do Siqueira, Campo Comprido, Campo de Santana, Caximba, Cidade Industrial, Ganchinho, Mossunguê, Orleans, Riviera, Santa Felicidade, Santo Inácio, São Braz, Seminário, Tatuquara, Umbará e Vila Izabel.

O mesmo ocorre em Araucária nos bairros Barigui, Capela Velha, Chapada, Thomas Coelho e Sabiá. E em Campo Magro no bairro Boa Vista.

Trânsito na capital

Nesta manhã, algumas árvores ainda estavam caídas nas ruas, mas o maior problema ocorria por causa de semáforos desligados. As informações sobre o as condições do tráfego nas ruas de Curitiba são da Secretaria Municipal de Trânsito (Setran).

Estavam fora de operação nesta manhã os sinaleiros do cruzamento da Rua Lysímaco Ferreira da Costa com a Rua Mateus Leme. Na mesma situação se encontravam os semáforos dos cruzamentos entre a Av. Brasília com a Rua João Cubas e Irmãs Paulinas com a Pedro Bonat (Novo Mundo); Monsenhor Ivo Zanlorenzi com a Major Heitor Guimarães (Campina do Siqueira). No São Francisco, o mesmo problema ocorria na Presidente Carlos Cavalcanti com a Manoel Pedro.

No Pinheirinho, por falta de energia estavam desligados os semáforos no cruzamento da Rua Izaac Ferreira da Cruz com a Al. Nossa Senhora do Sangrado Coração. No Santa Quitéria, uma árvore caída era o problema na Rua Professor Brasílio Ovídio da Costa, bloqueada na altura do cruzamento com a Rua Guilherme Martini.

Também por falta de energia, amanheceram desligados os semáforos no cruzamento da Rua Padre Germano Mayer com a Rua Augusto Stresser. No Santa Cândida, problema idêntico ocorria na esquina da Av. Mal. Mascarenhas de Morais com a Rua Com. Zake Sabbag.

Capital

Segundo a prefeitura, 802 solicitações emergenciais foram registradas deste quinta. O número já é maior do que todas as solicitações do mês de dezembro do ano passado.

Em Curitiba, ocorreram estragos em todas as regiões da cidade. A maior parte dos problemas ocorreu com a queda de árvores sobre a fiação elétrica e em cima de casas. Em alguns casos, o vento causou destelhamentos, queda de calhas, além da quebra de galhos e placas. As informações são do Corpo de Bombeiros.

Uma casa foi atingida por uma árvore no bairro Xaxim, na Rua Coronel Rivadavia Pereira de Morais, ao lado da Unidade de Saúde Jardim Esmeralda. O mesmo aconteceu no bairro Seminário, onde um eucalipto destruiu uma residência.

No Novo Mundo, uma calha grande tinha risco de cair do oitavo andar após os ventos, na Rua Coronel Herculano de Araújo. No Campina do Siqueira, a árvore de um lote vizinho caiu sobre a casa de um homem que chamou os Bombeiros dizendo que a planta tinha 30 metros. Este último caso ocorreu na Rua Francisco Machado, e ninguém ficou ferido.

No Boqueirão, dois pinheiros caíram sobre uma casa, próximo ao quartel do Exército Brasileiro, na Rua Zonardy Ribas. Houve casos de queda de árvore sobre casas também na Rua João Florentino Ansai, na Cidade Industrial de Curitiba, e na Rua Júlia Wanderley, no Bigorrilho.

Região metropolitana

Em Araucária, uma árvore caiu sobre a empresa Superstamp, na Rua Alfredo Fendrich, 385, próximo ao Portal Polonês.

Em Almirante Tamandaré, ocorreu um destelhamento na Rua Manoel Teixeira de Lara e na Estrada Venda Velha, um pinheiro caiu sobre uma residência. Houve queda de árvore, na mesma cidade, na Rua Domingos Scucato, onde foi necessário fazer distribuição de lona.

Em Campo Largo, também houve quedas de árvores em cima de casas, mas em nenhum dos casos houve registro de feridos. Casos assim ocorreram na Rua Alemanha, e na região do bairro Rondinha.

Colombo teve situação caótica principalmente por causa de quedas de árvores em cima de casas e ruas nas ruas José Belém, Rafael Francisco Greva e Rua Canafístula. Na Rua Manoel Bandeira, um pinheiro ficou encostado no muro e derrubou parte da rede elétrica, o que deu trabalho aos bombeiros.

Até um incêndio foi registrado pelo Corpo de Bombeiros em Colombo. Por causa da chuva, um curto circuito ocorreu em uma árvore que tinha caído sobre a fiação e provocou fogo na planta, na Rua Dálias.

Em São José dos Pinhais, um pinheiro caiu no telhado de uma casa do bairro Afonso Pena, na Rua Alfredo Pinto. No bairro Guatupê, na mesma cidade, um eucalipto de grande destruiu parte de uma casa na Rua Madre Tereza de Calcutá.

Os Bombeiros registraram ainda chamados do tipo em outras cidades da região metropolitana. Estão nessa lista cidades como Araucária, onde uma árvore caiu em cima da empresa Superstam, Campo Magro, Balsa Nova e Pinhais.

Telefonia

Problemas na rede de telefonia também foram registrados na cidade. De acordo com a TIM, a falta de energia elétrica em alguns bairros gerou instabilidade na rede, e clientes tiveram dificuldade para fazer e receber ligações. A Oi informou que houve problemas no interior do estado, como em São Mateus, União da Vitória, Maringá e Apucarana, mas não especificou se a capital foi afetada.

Mulher morre após placa de metal jogá-la embaixo de carroEllen Miecoanski

Uma mulher ainda não identificada morreu na Rua Amintas de Barros, no Centro, por volta das 15h30 desta quinta-feira (05). Ela seguia em direção à Rua Ubaldino do Amaral no momento em que foi atingida por uma placa de metal que cercava uma obra e que foi arrancada pela força do vento. Com o impacto, a mulher foi arremessada na via, embaixo de um veículo que passava no momento.

A polícia científica ainda investiga se a morte aconteceu pelo choque dos materiais, que a acertaram na cabeça, ou se pelo atropelamento. O veículo também foi atingido pela chapa de metal.

Sua região foi afetada? Deixe seu relato nos comentários abaixo.

Veja fotos dos estragos causados pela chuva

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.