• Carregando...

O barco Imagination, que naufragou no último dia 22, no Lago Paranoá, em Brasília, matando nove pessoas, estava sendo puxado por um barco rebocador em direção à margem do Lago Paranoá, na manhã desta segunda-feira (30), quando afundou completamente na água.

De acordo com a major Vanessa Signale, do Corpo de Bombeiros, a embarcação está na mesma profundidade, a oito metros do fundo, e posição, a 150 metros da margem, mas agora com o casco virado para cima. "O barco não está bem equilibrado, ainda tem muita coisa dentro dele", avalia.

Para a major Vanessa, a mudança na posição pode facilitar o trabalho da perícia da Polícia Civil, pois os tubulões, que permitem a flutuação da embarcação e teriam uma rachadura, estão mais fáceis de acessar. "Entraremos em contato com a polícia para saber se eles têm interesse em iniciar a perícia nesse ponto. Se a resposta for negativa, continuaremos com a tração para a margem", informou a major.

No início desta segunda-feira, quinto dia da operação de retirada da embarcação, os bombeiros avaliavam que seria difícil colocar o Imagination na posição horizontal. "Os globos já não têm altura suficiente para puxar o barco. Isso porque, na hora que ele aparece na superfície, ele desinfla", explicou a major Vanessa Signale, do Corpo de Bombeiros.

Fim de semana

De acordo com os bombeiros, foram realizados alguns avanços neste domingo (29). Um pedaço maior do barco emergiu – cerca de um terço da embarcação está fora da água –, a popa subiu de 13 metros de profundidade para oito metros e o Imagination se aproximou da margem do lago. Os vidros da embarcação foram quebrados e objetos, como sofá, caixa de som e objetos pessoais dos tripulantes, foram retirados.

No sábado, os trabalhos foram prejudicados por conta de um acidente ocorrido na noite de sexta, quando uma lancha atingiu dois balões de flutuação presos ao barco, que eram usados para tentar trazer a embarcação à superfície do lago. O maior balão usado nos trabalhos, com capacidade para sustentar seis toneladas, rasgou. Um segundo, com capacidade para duas toneladas, foi danificado.

Os bombeiros que participam dos trabalhos conseguiram remendar o balão com capacidade de seis toneladas. O balão com capacidade de duas toneladas precisou ser descartado. Por conta disso, foi necessário recorrer a outros sete balões menores, totalizando 11 balões de flutuação.

O naufrágio do Imagination ocorreu por volta das 21h do dia 22. No momento do acidente, era realizada no barco uma festa organizada por uma empresária dona de um buffet. Mais de cem pessoas estavam no barco quando ele naufragou. Nove pessoas morreram. O corpo da última vítima foi resgatado na noite desta quarta-feira (25). Segundo a Marinha, o barco tinha capacidade para 90 passageiros e 2 tripulantes.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]