
Os barracões do antigo Instituto Brasileiro do Café (IBC) em Ponta Grossa, nos Campos Gerais, começaram a ser desocupados na manhã desta segunda-feira (14). Desde 2005, uma metalúrgica funcionava no local, mas a prefeitura comprou os galpões da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), responsável pelo imóvel.
Pela manhã, um oficial de justiça informou os proprietários da metalúrgica que havia uma liminar garantindo a reintegração de posse do imóvel. De acordo com o ParanáTV 1ª edição, os funcionários que trabalhavam no local pararam o serviço e começaram a retirar os equipamentos. As portas dos barracões foram lacradas.
O gerente da metalúrgica, Lauro Lopes, em entrevista ao telejornal, reclamou que não houve tempo para eles se prepararem. "Achamos que teria um prazo de 30 dias para que a gente pudesse se retirar", disse. O oficial de justiça, Luis Fernando Garboski, explicou que por se tratar de um liminar de reintegração de posse não há intimação prévia. "O cumprimento é imediato", afirmou Garboski.
Os portões do imóvel só devem ser reabertos para a retirada dos equipamentos maiores, que permaneceram no local. No terreno também existem três casas que servem de moradia para funcionários da metalúrgica. Eles também terão de deixar o local.
A prefeitura de Ponta Grossa anunciou na semana passada a compra dos barracões. O município deve pagar R$ 4,5 milhões pelo imóvel. No local a prefeitura vai instalar depósitos do Armazém da Família e da Feira Verde, além de uma escola de marcenaria e um almoxarifado central do município.



