Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
EDUCAÇÃO

Belas Artes terá novo prédio

Instituição desenvolve atividades em três prédios alugados, um deles na Rua Benjamin Constant | Daniel Castellano/Gazeta do Povo
Instituição desenvolve atividades em três prédios alugados, um deles na Rua Benjamin Constant (Foto: Daniel Castellano/Gazeta do Povo)

A Escola de Música e Belas Artes do Paraná (Embap) vai ganhar um novo prédio em 2013. Pelo menos essa é a expectativa do governo estadual depois de uma série de reuniões com a equipe da instituição de ensino. O projeto teve início em novembro deste ano, quando o vice-governador e secretário estadual de Educação, Flávio Arns, visitou a Embap prometendo uma maior aproximação com as escolas estaduais (leia texto ao lado).

A sede própria, segundo a diretora da Embap, Maria José Justino, é uma "luta antiga" de alunos e professores. Atualmente, a instituição se divide em três prédios – um na Rua Comendador Macedo, outro na Benjamin Constant e um terceiro na Francisco Tor­­res –, todos alugados a um custo de quase R$ 100 mil mensalmente.

"Hoje, precisaríamos de investimento em laboratórios, como de música eletrônica e videoarte, mas não temos estrutura para isso. Qualquer reforma nos prédios alugados custa cerca de R$ 120 mil e o Tribunal de Contas (do Paraná) não aprova porque os prédios não são nossos", explica a diretora.

Um dos prédios, segundo ela, tem um problema ainda maior: o dono está pedindo a devolução do imóvel e a estrutura da Embap deve ser removida nos próximos meses se não houver acordo. A expectativa é que a mudança de endereço resolva problemas como este.

"Estamos com um curso em Museologia aprovado no Conselho Estadual de Edu­cação, mas não temos espaço para abrigá-lo. Enquanto continuarmos fragmentados em três prédios, ficamos comprometidos," afirma Maria José.

Há algumas semanas são feitas visitas a locais que poderiam receber a estrutura da Embap e a resposta definitiva deve sair no máximo até o começo do ano que vem. Segundo Arns, a expectativa é que o local escolhido seja próximo ao Museu Oscar Niemeyer.

"O objetivo é encontrar um lugar com estrutura melhor. No dia da visita (à Embap), a orquestra estava ensaiando e havia audição de piano na sala ao lado, então era preciso alternar os ensaios e um só executava sua música no intervalo do outro", afirma o vice-governador.

Restauração

A ideia do governo estadual é que o prédio histórico da Emiliano Perneta, que já foi utilizado pela Embap e pertence ao poder público, passe por uma restauração e seja preservado no Centro da cidade. Para Maria José, o ideal seria que o prédio se tornasse um espaço de valorização da cultura da cidade, com salas culturais e exposições de arte e outras atividades artísticas.

"Hoje, temos locais importantes da cidade desapropriados e transformados em shopping centers ou igrejas. Nada contra essas instituições, mas precisamos de espaços de preservação, seja ambiental ou cultural, na cidade", defende.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.