Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
corregedoria

Beltrame diz que militares do Bope acusados de desviar dinheiro podem ser expulsos

Secretário de Segurança disse que punir não é problema mesmo que o acusado seja subcomandante

O secretário de Segurança Pública, José Mariano Beltrame, disse na manhã desta terça-feira (14) que o fato de um oficial que ocupava o cargo de subcomandante do Batalhão de Operações Especiais (Bope) não vai mudar a visão da secretaria que apoia as investigações do Ministério Público no desvio de condutas. O subcomandante do Bope, major Marcelo de Castro Corbage, além de outro seis policiais, incluindo um outro major, um capitão, um cabo e dois soldados foram afastados da tropa de elite da PM acusados de apreender e não apresentar R$ 1,8 milhões de traficantes durante uma operação no Morro da Covanca, na Praça Seca, Jacarepaguá.

“O que me interessa é que temos que dar resposta. Se a pessoa é subcomandante ou se ele é soldado isso não interessa. O que interessa é que o desvio de conduta tem que ser identificado, tem que ser vista a materialidade do caso, a autoria e caso comprovado a expulsão tem que ser feita. Punir nunca foi problema para nós seja no Bope ou em batalhões ou na Polícia Civil”, disse o secretário.

Beltrame, que ontem visitou a Unidade de Polícia Pacificador (UPP) do Morro da Providência durante o 5º Encontro de Proximidade com a população do morro disse entender que a tropa de elite da PM não pode ser atingida com a exclusão de seis homens.

“São seis homens. Eu entendo que a tropa de elite continua sendo a tropa. Não podemos misturar. É uma instituição conhecida no mundo inteiro e o que a temos que fazer, o que a corregedoria tem feito é extirpar essas pessoas de dentro da corporação. Não dá para fazer um julgamento generalizado. A corregedoria da PM vem me mostrando que trabalha com sigilo e ao final será mostrado um resultado com muita transparência”, ressaltou.

Os seis militares do Bope foram afastados suspeitos de terem desviados R$ 15 milhões que foram apreendidos durante operação no Morro da Covanca. Os seis estão agora do Departamento Geral Administrativo da PM (DGP) conhecido com geladeira.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.