Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Educação

Biblioteca Pública do Paraná vai doar 500 livros para acervo de penitenciária

O acervo bibliográfico será enviado ao projeto que prevê a diminuição da pena pela leitura

A Biblioteca Pública do Paraná vai entregar nesta próxima quinta-feira (11) 500 livros para o acervo da biblioteca da Penitenciária de Cruzeiro do Oeste. Os livros serão enviados para o Projeto Remissão pela Leitura, que prevê a diminuição da pena pelo estudo e está em vigor no país desde junho de 2011.

A ação disponibiliza todo mês um exemplar de obra clássica, científica ou filosófica, que são selecionadas por uma equipe de docentes aos presos interessados. Cada participante do projeto tem o prazo de 20 dias para a leitura do livro. Ao final deste período, cada participante deve escrever um relatório ou uma resenha a respeito da obra lida.

Para cada livro estudado, são contabilizados quatro dias de remissão da pena. As equipes pedagógicas do Departamento de Execuções Penais (Depen) e da Secretaria de Estado da Educação selecionaram mais de 200 títulos para integrar o programa. Com 31 unidades penais, o Paraná pretende organizar um espaço destinado à biblioteca ou sala de leitura em cada uma das casas de detenção. Algumas delas foram inauguradas recentemente e ainda estão organizando o acervo bibliográfico.

Obras itinerantes

A Biblioteca Pública do Paraná promoveu várias ações para levar obras literárias aos apenados. A instituição já doou sete caixas de livros à Penitenciária Estadual de Maringá (PEM) e oferece 16 caixas-estante, com 100 títulos cada, para a unidade penitenciária. A circulação de livros é contínua e permanente e o projeto conta com parcerias para ampliar o acervo bibliográfico para que todos os presos tenham acesso ao Projeto Remissão pela Leitura.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.