• Carregando...
Empresa diz estar atenta aos problemas e afirma que vem corrigindo situações | JBS/Divulgação
Empresa diz estar atenta aos problemas e afirma que vem corrigindo situações| Foto: JBS/Divulgação

O frigorífico Big Frango, de Rolândia – pertencente ao grupo JBS –, afirma ter solucionado “boa parte dos itens” relativos às irregularidades nos maquinários da empresa, apontados pela força-tarefa do Ministério Público do Trabalho (MPT), Receita Federal, INSS e Advocacia Geral da União (AGU).

Na tarde de quarta-feira (13), fiscais da Operação Grande Escolha lacraram 45 equipamentos considerados perigosos para a saúde e a segurança de parte dos 4 mil funcionários da planta de produção da fábrica.

Segundo nota da JBS, a interdição teria sido apenas parcial e “não prejudicou a capacidade produtiva da unidade”, que estaria funcionando normalmente. De acordo com a JBS, não houve prejuízos à empresa. “A JBS monitora permanentemente pontos de risco identificados no processo produtivo, procedendo as adequações necessárias de forma espontânea ou quando apontados pelos órgãos de fiscalização”, garantiu a assessoria.

A força-tarefa divulgou que, em 2014, os 4 mil trabalhadores da Big Frango foram submetidos a 2.033 consultas médicas “por causas relacionadas ao trabalho”. O contingente também buscou 70.279 atendimentos de enfermagem – média de 225 por dia. No mesmo ano, os afastamentos relacionados a problemas osteomusculares ou traumas somaram mais de 6 mil dias. A força-tarefa diz que em 2014 houve 60 afastamentos por acidente de trabalho – média de um afastamento a cada semana.

A JBS assegura que desde 2015, quando assumiu formalmente a fábrica de Rolândia com autorização do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE), vem melhorando aspectos internos da empresa. No ano passado, a Big Frango foi vendida por R$ 430 milhões ao grupo JBS.

Atualmente, a empresa exporta congelados e temperados para mais de 60 países da América Latina, China, Japão e Europa. A fábrica da JBS em Rolândia abate uma média de 500 mil aves por dia -- a meta é chegar a 1 milhão/dia.

Segundo o Ministério Público do Trabalho, citando o jornal Valor Econômico, somente no primeiro trimestre de 2015 a JBS registrou lucro de R$ 1,4 bilhão, “valor 20 vezes maior que o lucro do mesmo período do ano passado”.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]