O bispo de Joinville (SC), dom Orlando Brandes, será o novo arcebispo da Arquidiocese de Londrina. O anúncio foi feito na manhã de ontem pelo atual arcebispo, dom Albano Cavallin, depois de receber o comunicado do Vaticano, onde o Papa Bento XVI fez a escolha de Brandes a partir de uma lista tríplice. O novo líder da Igreja Católica em Londrina e mais 15 municípios da região deve assumir o posto no mês de julho. Dom Albano completou 75 anos em 2005 e, pelas regras da Igreja Católica, precisa se aposentar.
Com 60 anos e natural da cidade de Urubici (SC), dom Orlando Brandes atua como bispo de Joinville há 12 anos. Ele é formado em Filosofia, Psicologia, Parapsicologia, Teologia e Direito Canônico. Sua nunciatura foi recebida com alegria por dom Albano, que foi seu professor na Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Paraná, em Curitiba. "É um homem preparado para o cargo. Cheio de bondade e com grande vocação sacerdotal", disse.
Conselho
Durante o período de 60 dias que o bispo tem para se desligar da Diocese de Joinville, a Arquidiocese de Londrina passará a ser administrada por um conselho apostólico.
A reportagem não conseguiu contato com o novo arcebispo. Dom Orlando disse ontem de manhã à Rádio Paiquerê que seu primeiro desafio como arcebispo será conhecer a realidade londrinense. "É uma cidade de grande porte e há que se pensar no diálogo com a sociedade e em estender a mão aos nossos pobres. Vou a Londrina com o sentimento de servir a Deus", afirmou. O religioso é corintiano assumido e adepto de caminhadas.



